Avançar para o conteúdo principal

Emprestar ebooks: complicar o que era simples

«O empréstimo de livros físicos pelas bibliotecas era uma arte simples e um serviço com que os utilizadores podiam contar.

O empréstimo de livros em bibliotecas públicas costumava ser uma actividade simples: Comprar, catalogar, divulgar, emprestar e manter os livros em bom estado de conservação. Mas isso tudo está a mudar com a crescente popularidade dos livros electrónicos.

As bibliotecas tentam prestar o mesmo serviço para ebooks tal como faziam para as cópias impressas mas deparam, frustradas, com uma série de regras dos editores que ditam que livros estarão disponíveis em formato electrónico, quanto tempo as bibliotecas podem deter os direitos digitais dos títulos e as restrições de empréstimo aplicáveis​​.

Isto é confuso para os leitores que assumem terem as bibliotecas o mesmo controle sobre ebooks como sobre as cópias impressas, e é também frustrante para os bibliotecários.

Alguns editores, incluindo as duas grandes casas Simon & Schuster e Macmillan, não permitem sequer que qualquer dos seus títulos electrónicos esteja disponível em bibliotecas, dizendo que ainda não encontraram um modelo de negócio que faça sentido financeiro para elas e seus autores. A Harper Collins, por sua vez, fixou um limite de 26 vezes como o total de vezes que os seus ebooks podem ser emprestado, após o qual a a biblioteca terá de adquirir uma nova licença ou desistir do título.

Christina de Castell, Gestora de informação online da Biblioteca Pública de Vancouver, afirma que as editoras precisam entender os utilizadores de bibliotecas como sendo também aqueles que compram livros. "Eles são parte de uma comunidade de amantes de livros, e eu acho que é fácil para as editoras esquecerem-se disso. Vendendo para as bibliotecas não significa perder vendas. Significa promover os seus autores a um grupo de pessoas que amam os livros. Além disso a disponibilidade de ebooks em bibliotecas reduziria a pirataria."

"O uso de ebooks na Biblioteca Pública de Vancouver tem aumentado exponencialmente nos últimos meses", refere a bibliotecária principal Sandra Singh numa entrevista recente.
Enquanto os bibliotecários partilham o entusiasmo do ebook, sabem que há questões importante ainda por ser resolvidas antes que as bibliotecas possam responder cabalmente às necessidades dos clientes.»

Comentários

mjmgnunes disse…
Mesmo a propósito, foi um assunto bastante conversado numa breve conferência que pude assistir na semana passada na Embaixada dos EUA, o empréstimo de e-books pelas bibliotecas.

As editoras de e-books estão a levantar tantas condições que quanto a mim é uma franca tentativa de monopolizar o mercado e obrigar as pessoas a comprarem a publicação se a quiserem ler, em vez de a poderem solicitar por empréstimo numa biblioteca! Quando o novo formato, pode perfeitamente enquadrar-se nas mesmas condições de acesso que o suporte papel!

Compreendo até que as bibliotecas possam ter de pagar um valor simbólico à editora, para além do valor da aquisição, por empréstimo da publicação, com respeito a direitos autorais e dos custos inerentes aos encargos de produtos tecnológicos, mas um valor mesmo simbólico que possa ser suportável pelas bibliotecas que já laboram com diariamente com orçamentos precários!
Nelson Cruz disse…
Parece-me q isto fará parte do medo do digital e desta nova ideologia em como quem não paga para ler/ver/ouvir é um pirata e um ladrão.

Os editores já quando as bibliotecas públicas foram inventadas, em inglaterra creio, se queixaram que seria o fim do seu negócio. Agora com os ebooks voltaram esses medos. Só que desta vez, as medidas técnicas de protecção, permite-lhes controlar tudo. A não ser que os estados se imponham, esta coisa vai arrastar-se.
Sergio Carvalho disse…
Meu caros e diletos leitores digitais... Não vos preocupeis com o desespero das editoras ante o inevitável... Logo teremos uma enxurrada de livros digitais de todos os tipos e sabores livremente disponíveis na internet, aliás isso já está se tornando realidade. Basta saber procurar. O que já aconteceu com a música e o cinema está acontecendo com a literatura (leia-se livros eletrônicos). Ninguém poderá segurar essa revolução. Façam bom proveito! Viva a liberdade!

Mensagens populares deste blogue

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261