Unimarc é supermercado

Unimarc no Chile é nome de uma cadeia de supermercados e naturalmente promove uma imagem de qualidade pois a qualidade vende:



Em biblioteconomia é algo bem menos "comestível" sendo uma das variantes do formato de dados bibliográficos MARC (é o acrónimo de Universal Machine Readable Cataloging). Visualmente não é apelativo embora com o hábito até se consiga ler directamente sem ter de recorrer a um formato visual como o ISBD. Já para a sua função no intercâmbio entre registos bibliográficos, mesmo sendo formato internacional, nem os programas portugueses conseguem ser transparentes na passagem de registos entre eles!
Desleixo, incompetência ou práticas comerciais pouco transparentes?

Exagero? Ora divirtam-se a passar o mesmo registo entre programas como o Bibliobase, Docbase, Porbase5/Prisma ou receber registos de bases online como a Base Nacional de Dados Bibliográficos e vejam o que cada um faz perder: dados e tempo (alguns oferecem uns caracteres estranhos como bónus)!
Os programas são certificados por alguém, certo? E já alguém perdeu alguma vez a certificação? Vendo o imobilismo de alguns dos programas que continuam a ter os mesmos erros ano após ano, certamente que ninguém se dá ao trabalho de estabelecer uma validação continuada desses programas.

É uma questão de mercado? Como em tudo neste país, é nisto o que dá a falta de actividade real de um regulador nacional (no caso a Biblioteca Nacional de Portugal) pois sempre que se transformam numa estrutura passam a ser ineficientes na determinação e imposição de normas e procedimentos.
Entretanto quem tem de aturar isto tudo é o catalogador que é tratado abaixo de arrumador de prateleiras de supermercado! Afinal de contas até temos prateleiras e o hábito de as arrumar! Fica a preocupação com a qualidade para os supermercados.

Supermercado:
Site oficial: http://www.unimarc.cl/
Wikipedia: http://es.wikipedia.org/wiki/Unimarc

Formato de dados bibliográficos:
Site oficial: http://www.ifla.org/en/unimarc
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formato_MARC