Avançar para o conteúdo principal

Unimarc é supermercado

Unimarc no Chile é nome de uma cadeia de supermercados e naturalmente promove uma imagem de qualidade pois a qualidade vende:


Em biblioteconomia é algo bem menos "comestível" sendo uma das variantes do formato de dados bibliográficos MARC (é o acrónimo de Universal Machine Readable Cataloging). Visualmente não é apelativo embora com o hábito até se consiga ler directamente sem ter de recorrer a um formato visual como o ISBD. Já para a sua função no intercâmbio entre registos bibliográficos, mesmo sendo formato internacional, nem os programas portugueses conseguem ser transparentes na passagem de registos entre eles!
Desleixo, incompetência ou práticas comerciais pouco transparentes?

Exagero? Ora divirtam-se a passar o mesmo registo entre programas como o Bibliobase, Docbase, Porbase5/Prisma ou receber registos de bases online como a Base Nacional de Dados Bibliográficos e vejam o que cada um faz perder: dados e tempo (alguns oferecem uns caracteres estranhos como bónus)!
Os programas são certificados por alguém, certo? E já alguém perdeu alguma vez a certificação? Vendo o imobilismo de alguns dos programas que continuam a ter os mesmos erros ano após ano, certamente que ninguém se dá ao trabalho de estabelecer uma validação continuada desses programas.

É uma questão de mercado? Como em tudo neste país, é nisto o que dá a falta de actividade real de um regulador nacional (no caso a Biblioteca Nacional de Portugal) pois sempre que se transformam numa estrutura passam a ser ineficientes na determinação e imposição de normas e procedimentos.
Entretanto quem tem de aturar isto tudo é o catalogador que é tratado abaixo de arrumador de prateleiras de supermercado! Afinal de contas até temos prateleiras e o hábito de as arrumar! Fica a preocupação com a qualidade para os supermercados.

Supermercado:
Site oficial: http://www.unimarc.cl/
Wikipedia: http://es.wikipedia.org/wiki/Unimarc

Formato de dados bibliográficos:
Site oficial: http://www.ifla.org/en/unimarc
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formato_MARC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…