Avançar para o conteúdo principal

Vera Roquete: nascida no bookcrossing?

Entrevista de Vera Roquete ao jornal i em 12 de Julho de 2011, cara conhecida dos ecrãs de TV e que está a fazer carreira como escritora. Uma entrevista interessante de que deixo aqui alguns excertos com destaque para o bookcrosing informal que marca a divulgação da sua obra e a ligação às escolas e importância do PNL na promoção da própria afirmação dos escritores.

«Depois de "O Senhor da Lua", de "A Dona Ervilha Corre Mundo" e do recente "Zas Tras Pas Zuca Maluca", que conquistaram o público infantil e o Plano Nacional de Leitura, terminou este mês um livro para adultos, a sair em Setembro.

De onde vem essa ideia de escrever para crianças?
Não sei. Adoro crianças; não tenho filhos e não tenho desgosto nenhum por não ter filhos. Não me veria em casa só confinada aos filhos e ao marido. É horrível dizer isto, mas não. Há mulheres com essa missão. Mas adoro crianças. Outro dia estive num colégio público muito especial, o Belavista de Santa Iria da Azóia, extraordinário, com mulheres fantásticas a trabalhar lá. Vim cheiíssima. Quando temos estas acções geralmente vamos comer fora. Não fomos. Comi no gabinete da directora a comida dos miúdos, massa com peixe e um bocadinho de coentros.

Como são essas viagens pelo país a promover os livros?
É muito cansativo. Vinguei no meu livro porque o meu marido me ajudou muito.
Com o primeiro livro nem sabia como as coisas aconteciam, depois percebi que era pelas escolas. Deixei um livro caído num hotel e uma empregada deu ao filho e apresentou numa escola e foi assim. Isto passa-se em Fátima. A partir daqui foi uma bola de neve.
Agora já tenho vendedoras, mas fiz muito por mim, com o meu marido a guiar. Íamos para tudo quanto é sítio e comecei a vender.
Com certeza haverá escritores mil vezes melhores que eu, mas além de escritora, e disseram-me isto na Leya e na Salamandra, há uma componente que já tinha no "Agora Escolha".

A comunicação?
E a empatia com as pessoas. Podia falar muito bem e as crianças rejeitarem-me

E um deles passou a integrar o Plano Nacional de Leitura.
Sim, "O Senhor da Lua", que já vai na segunda edição. Soube da novidade há dias. Ainda estou assim meio a pairar. As minhas histórias são sobretudo para a faixa dos 4 aos 12, mas abrangem muito mais idades. Agora o meu sonho é mandá-los para o Brasil. E bem posso dizer que o PNL é o meu novo partido

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

DigCompEdu Competência Digital para Educadores

Foi lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.

Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial, criado no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Responde à consciencialização crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais …

Leituras essenciais da disciplina Clássicos da literatura - 12.º ano

Estas são as obras das leituras essenciais propostas para a disciplina "Clássicos da literatura" (12º ano - Formação específica)

Estes documentos estão em consulta pública até 27 de Julho na página da Direcção-Geral da Educação http://www.dge.mec.pt/noticias/consulta-publica-aprendizagens-essenciais
A partir do próximo ano lectivo, as aprendizagens essenciais vão substituir as metas curriculares.

Disciplina: CLÁSSICOS DA LITERATURA (12.º ANO - Formação Específica):
Clássicos da Literatura é uma disciplina especificamente orientada para o aprofundamento de aprendizagens relacionadas com a educação literária. Visa promover o conhecimento do património literário europeu e educar o gosto literário, aprofundando hábitos de leitura. Para tal, preconiza-se não só o alargamento e a especificação de critérios de apreciação literária, mas também a promoção da leitura autónoma e crítica. São ainda finalidades desta disciplina o desenvolvimento de valores pessoais e interpessoais de na…