Avançar para o conteúdo principal

Facebook: timeline, o seu álbum de vida

No centro do sistema Facebook está o perfil do utilizador que sofreu duas evoluções e está agora pronto a receber a versão 3: a linha temporal. Ficam aqui as 3 versões do perfil Facebook, desde 2004 a 2011. O Facebook é hoje A REDE SOCIAL onde 800 milhões de pessoas colocam os momentos da sua vida, as suas opiniões, os artigos de que gostam, as suas fotos.
Para muitos a rede de amigos e conhecidos virtuais está hoje estabelecida. O que falta? Mostrar de nova forma o que antes se partilhou de modo a representar a sua via. É uma das novidades apresentadas pelo Facebook na sua conferência de programadores a 22 de Setembro 2011.

A evolução do Facebook seguiu o modelo de uma conversa entre duas pessoas

Os primeiros 5 minutos:
O primeiro perfil lançado em 2004 - o separador INFO, apresentado quem somos: data e local de nascimento, morada,  emprego, família, passatempos, gostos
  • Drama do dependente social: quem sou eu? Será que alguém vai notar que esta foto de perfil não é recente?

Os seguintes 15 minutos:
O segundo perfil lançado em 2008 - O MURAL: o que andamos a fazer recentemente, o que vimos de interessante.

  • Drama do dependente social: será que arranjo coisas interessantes para mostrar? Porque é que fico sempre tão mal nas fotos?

    O resto da conversa
    E chegámos a 2011 em que será lançada a versão 3 do perfil - a Linha temporal: são os momentos mais importantes da sua vida. Organizada por anos: toda a vida, todas as aplicações, uma nova forma de se expressar.

    • Drama do dependente social: Será que a minha vida teve mesmo alguns momentos de interesse?
    Agora é esperar que o sistema seja aplicado a todos os utilizadores!
    Inscrever-se para ativar a Timeline

    Juntando esta novidade ao novo modelo de aplicações o Facebook e à reorganização das fotos e das listas de amigos,o Google+ vai ter de se reinventar!
    E já agora, ao ver a própria linha temporal do Facebook é fácil de ficarmos impressionados com o pouco tempo que algumas funcionalidades têm mas da importância que já alcançaram:

    Comentários

    Leticia Alves disse…
    Gostei muito do post, elucidativo e direto.
    Agora vamos aguardar.

    Mensagens populares deste blogue

    Tabela CDU disponível online

    A tabela CDU está disponível online e em português.
    Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

    A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



    Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

    Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


    Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
    Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
    Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

    Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

    A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
    A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

    Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

    O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

    “Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

    Se conduzir... não leia!

    Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

    O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
    Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

    Se conduzir não leia!


    YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

    Saiba mais sobre James Patterson.

    Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson