Avançar para o conteúdo principal

Ross Todd - Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares

Foi publicado o primeiro documento da coleção "Biblioteca RBE":
TODD, Ross - Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares [em linha]. Lisboa: Rede Bibliotecas Escolares, 2011


Resumo: A fusão da aprendizagem, bibliotecas e literacias está a criar desafios dinâmicos, se não de confronto, para professores bibliotecários, professores e administradores, especialmente quando comparado com o cenário de aprendizagem e de ambientes de informação que são complexos e fluidos, conectivos e interativos, e outros sem constrangimentos temporais e espaciais.
Esta é, simultaneamente, uma oportunidade para avaliar e traçar os impactos e resultados, bem como um convite para analisar novas formas de olhar e pensar, ser e fazer.
Este artigo defende que a prática baseada na ação e nas evidências e centrada na aprendizagem, em vez de posição e política de promoção do valor da biblioteca escolar, são formas de pensar fundamentais para a profissão se se pretende atingir o futuro desejado, particularmente no contexto de desenvolvimento de coleções e serviços digitais.
Vai clarificar um quadro de aprendizagem partilhada como alicerce fundamental para a articulação de papéis, seleção de recursos, natureza do programa de ensino e para avaliar o poder da biblioteca na consecução dos objetivos de aprendizagem da escola

Disponível em linha - www.rbe.min-edu.pt/np4/396.html ou em http://min.us/lol33EiybFBGN

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

DigCompEdu Competência Digital para Educadores

Foi lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.

Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial, criado no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Responde à consciencialização crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais …

As mais belas bibliotecas do mundo

As mais belas bibliotecas do mundo: 2 são em Portugal, uma no Brasil!

Livro: The World’s Most Beautiful Libraries (Taschen, 2018)

Biblioteca do palácio-convento de Mafra

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro


The World’s Most Beautiful Libraries (Taschen, 2018), https://www.taschen.com/pages/es/catalogue/photography/all/05763/facts.massimo_listri_the_worlds_most_beautiful_libraries.htm


Ver ainda o artigo do público (que também mereceu capa): https://www.publico.pt/2019/01/07/culturaipsilon/noticia/ha-tres-bibliotecas-portuguesas-bonitas-mundo-brasil-1856766