Ross Todd - Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares

Foi publicado o primeiro documento da coleção "Biblioteca RBE":
TODD, Ross - Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares [em linha]. Lisboa: Rede Bibliotecas Escolares, 2011


Resumo: A fusão da aprendizagem, bibliotecas e literacias está a criar desafios dinâmicos, se não de confronto, para professores bibliotecários, professores e administradores, especialmente quando comparado com o cenário de aprendizagem e de ambientes de informação que são complexos e fluidos, conectivos e interativos, e outros sem constrangimentos temporais e espaciais.
Esta é, simultaneamente, uma oportunidade para avaliar e traçar os impactos e resultados, bem como um convite para analisar novas formas de olhar e pensar, ser e fazer.
Este artigo defende que a prática baseada na ação e nas evidências e centrada na aprendizagem, em vez de posição e política de promoção do valor da biblioteca escolar, são formas de pensar fundamentais para a profissão se se pretende atingir o futuro desejado, particularmente no contexto de desenvolvimento de coleções e serviços digitais.
Vai clarificar um quadro de aprendizagem partilhada como alicerce fundamental para a articulação de papéis, seleção de recursos, natureza do programa de ensino e para avaliar o poder da biblioteca na consecução dos objetivos de aprendizagem da escola

Disponível em linha - www.rbe.min-edu.pt/np4/396.html ou em http://min.us/lol33EiybFBGN