Steve Jobs: 1955-2011

No dia em que Steve Jobs faleceu faz todo o sentido recordar um discurso de Steve Jobs depois de ter enfrentado o seu primeiro cancro. Este discurso, conhecido pelo título "Como viver antes de morrer" foi proferido na Universidade de Stanford em 2005 e assenta em três histórias que definem o que qualquer jovem deve saber e fazer na sua vida. Fica aqui um resumo. No final o vídeo completo e o link para a transcrição em inglês.

1- Ligar os pontos
No caminho da vida os vários momentos só fazem sentido quando se olha para trás. Quando se olha para a frente não se consegue ligar os pontos do caminho, mas temos de acreditar que os pontos se vão ligar de alguma forma no futuro.
É preciso acreditar em algo - no instinto, no destino, na vida, no carma - o que quiserem!

2- Sobre o amor e a perda
Por vezes a vida atinge-vos com toda a força. Não percam a fé, continuem a fazer aquilo de que gostam. É preciso descobrir o que gostamos de fazer, quer no trabalho quer na vida. O trabalho vai ocupar grande parte da vossa vida e a única forma de ele ser realmente satisfatório é fazer o que considerem um grande trabalho. E a única maneira de fazer algo grande é amar o que se faz. Se ainda não o encontraram, continuem à procura, não se satisfaçam com pouco! E como em todos os assuntos do coração, terão a certeza quando o encontrarem.

3- Sobre a morte
Ninguém quer morrer mas a morte é o destino que todos partilhamos, ninguém lhe escapou. E é assim que deve ser. A morte é a maior invenção da vida, é o motor da mudança na vida: remove o velho para dar lugar ao novo. O tempo é limitado, por isso não o desperdicem vivendo a vida de alguém. Não deixem as suas ideias abafar a vossa voz interior. Sigam o vosso coração e intuição, eles já sabem o que vocês realmente querem vir a ser.

Stay Hungry. Stay Foolish.

(texto adaptado do discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005)


versão com legendas em pt-BR (com algumas falhas)


Transcrição do texto em 'You've got to find what you love'