Avançar para o conteúdo principal

CIA pretende contratar bibliotecários

Agora que já sabe que a CIA tem um Centro de Open Source dedicado a analisar informação das redes sociais, deve ter ficado a pensar que características devem ter esses bibliotecários!

Para os profissionais de informação interessados, o Centro Open Source da CIA está a contratar bibliotecários:
"The Open Source Center is seeking Librarian applicants with a passion for innovation, customer service, and library science expertise to join the CIA Library.
  • Work Schedule: Full Time; Salary: $48,682 – $95,026; Location: Washington, DC metropolitan area".
O diretor do centro, Doug Naquin, afirma que os analistas de maior sucesso têm um perfil semelhante à heroína do romance policial "The Girl With the Dragon Tattoo" (Os Homens que Odeiam as Mulheres, o primeiro livro da série Millennium de Stieg Larsson). Estes bibliotecários são definidos como um irreverente e peculiar hacker de computador que "sabe como encontrar coisas que outras pessoas nem sabem que existe". Aqueles com um grau de mestrado em biblioteconomia e vários idiomas, especialmente aqueles que cresceram falando outra língua, tornam-se mais facilmente poderosos técnicos destas fontes abertas.

Candidatura em: CIA - Career Opportunities > Business, IT & Security Positions > Librarian 


E agora especialmente para as pessoas que desvalorizam o trabalho dos bibliotecários na sociedade atual, seria bom que fizessem uma análise do que se pede aqui a um bibliotecário do ponto de vista técnico (esquecendo para o efeito o aspeto ligado à utilização desse trabalho em atividades de espionagem):
  • Our Librarians play an essential role in the intelligence mission by acquiring, researching, and making accessible the most critical information resources that meet CIA and Intelligence Community information requirements.
  • Librarians also have opportunities to serve as embedded, or forward deployed, information experts in CIA offices and select Intelligence Community agencies.
  • The CIA Library maintains strong relationships with the Library of Congress, other Intelligence Community libraries, select academic institutions, and other public and private sector institutions and information resource providers.
  • Applicants interested in a Librarian position must have strong skills in at least one area of the library science profession: research, training, briefing, technical services (acquisitions, cataloging, collection development, special collections) or customer services.
  • Minimum requirements include a Master's degree in Library or Information Science, excellent communications skills, strong critical thinking/analytic skills, documented knowledge and/or job experience in at least one facet of library science.
  • Applicants with reading and research ability in a foreign language are desired.
Não deixa igualmente de ser um exercício curioso pensar se os atuais bibliotecários têm capacidades e formação para exercerem estas funções!
Afinald e contas... quem é que quer um verdadeiro bibliotecário?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson