Árvore de natal em papel

Será pela crise económica ou pela pouca utilização dos livros de referência nas bibliotecas mas o certo é que as árvores de natal em papel começam a ser uma moda. Livros empilhados, livros abertos, mais altas ou mais pequenas, são uma imagem cada vez mais comum em bibliotecas, num exercício de criatividade e de trabalho de equipa.

Em 2009 na biblioteca de Gleeson (São Francisco, EUA)
Nos Estados Unidos até já existe um livro de referência para os desafios entre bibliotecas, sendo este ano de 2011 muito bem representado pelas imagens disponíveis
Neste caso a moda começou em 2009 com a biblioteca de Gleeson (São Francisco, EUA) a utilizar como material os volumes verdes da "National Union Catalog". Já vão na terceira edição da árvore com muitos seguidores noutras bibliotecas (designadas até pela sigla do livro utilizado, NUC).
É o momento de glória desta obra, em tempos de referência, e que durante o ano não tem uso!

Pode ver mais árvores destas (algumas nacionais) neste álbum: Árvores de Natal em papel


Para o próximo ano espero ver mais em Portugal... quem sabe começar a usar a enciclopédia Luso-Brasileira!
As cassetes VHS também seriam um bom material de construção!
É o sinal dos tempos mas também seria uma boa ocasião para redefinirem as políticas de desbaste na sua biblioteca e já nem fazer regressar esses documentos às estantes. É construir e embelezar (cuidado com a utilização de iluminação de natal!)

Mas se o céu é o limite, a Biblioteca universitária de Warmia & Mazury (Olsztyn, Polónia) colocou 1600 livros numa árvore!!




Mas também podem criar árvores mais simples, mas não menos belas, como esta
Criada em 2011 na Biblioteca da EB 2,3 José Carlos da Maia (Olhão, Portugal)


E fica aqui um vídeo para quem gosta de trabalhos manuais e reciclar folhas de papel!

a