Vai começar: 73 títulos de abertura de filmes

Ao longo dos tempos os títulos de abertura dos filmes passaram de mera informação para serem consideradas pequenas obras de arte, desde as fontes especiais utilizadas até à interacção com a própria cena de abertura. Quem costuma chegar tarde às salas de cinema dificilmente conseguirá identificar os filmes nestas imagens, para os outros, segundos bastam!
Vamos a um desafio? São 73 títulos (entre as quais algumas séries de TV só para descontrair!)
A Brief History of Title Design (de Ian Albinson)

Já percebeu porque não deve parar para comprar pipocas antes de entrar na sala?

[ Ler Mais ]

Organizando o ano lectivo de 2011-2012

Saiu hoje em DR o despacho que orientará o funcionamento do próximo ano lectivo, também conhecido como OAL - Organização do Ano lectivo).

Despacho n.º 5328/2011. D.R. n.º 61, Série II de 2011-03-28
Ministério da Educação - Gabinete da Ministra
Estabelece regras e princípios orientadores a observar, em cada ano lectivo, na organização das escolas e na elaboração do horário semanal de trabalho do pessoal docente em exercício de funções no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, bem como na distribuição do serviço docente correspondente
PDF - http://dre.pt/pdf2sdip/2011/03/061000000/1451914526.pdf
 As bibliotecas aparecem no artigo 13:

Sendo um documento tipificado ao longo dos anos, a sua leitura passa sempre por tentar descobrir as diferenças  relação ao ano transacto.
O artigo 13º (no ano actual era o 9º)  tem sofrido algumas alterações mínimas mas com algum significado. Se o ponto 1 apenas teve a actualização na referências aos diplomas legais que actualizaram a portaria 756/2009, já no ponto dois podemos fazer um exercício sobre as evoluções recentes do fraseado. E está melhor!

2011-2012 - O ponto 2 fica agora assim:
"2- Na designação dos docentes que, para além do professor bibliotecário, integram a equipa da BE deve ser dada preferência a docentes de carreira, com formação em bibliotecas escolares, sem serviço lectivo atribuído ou com horário com insuficiência de tempos lectivos." (Despacho n.º 5328/2011. D.R. n.º 61, Série II de 2011-03-28)
(aqui o professor bibliotecário é um dos elementos da equipa da BE, a formação específica é referida como critério para fazer parte da equipa... mas professor bibliotecário aparece no singular)

Note-se que a primeira proposta deste despacho era algo estranha pois parecia não incluir o professor bibliotecário nas equipas nem considerava a formação específica um critério para fazer parte dessas equipas:
"2- Na designação da equipa de docentes que integram a equipa da BE deve ser dada preferência a professores do quadro sem serviço lectivo atribuído ou com horário com insuficiência de tempos lectivos." (1ª proposta do despacho para 2011-2012)

 2010/2011 - O despacho em vigor dizia o seguinte no ponto 2:
"2- Na designação dos professores bibliotecários e da equipa de docentes que integram a equipa da BE, bem como na designação prevista no artigo 14.º da Portaria n.º 756/2009, de 14 de Julho, e cumprindo os critérios relativos ao procedimento interno de designação, deve ser dada preferência a professores de carreira sem serviço lectivo atribuído ou com horário com insuficiência de tempos lectivos." (Despacho 11120-B/2010 . D.R. n.º 129, Série II de 2010-07-06)
(Aqui o professor bibliotecário e equipa da BE são tidos como entidades diferentes, a formação específica não é referida como critério... mas professor bibliotecário aparece no plural)

Nota final: é bom ver um documento legal ser publicado apenas com aplicação, e com o devido tempo, para o ano lectivo seguinte. No caso deste tipo de despacho, Julho era a data usual o que não trazia vantagens para a preparação do ano lectivo. Boa leitura do documento e que seja bem analisado e incorporado nas normas internas das escolas.
Que este seja um bom exemplo para governantes futuros!

[ Ler Mais ]

Bibliotecas de Sendai

A cidade japonesa de Sendai ,com um milhão de habitantes, foi das que mais sofreu com o tremor de terra de 11 de Março 2011 e com o tsunami daí decorrente.Segundo alguns relatos a cidade está "coberta por água".

Pode-se olhar para uma cidade de diversas formas, tal como se pode olhar para um desastre natural de diversas perspectivas mas a perda de vidas humanas são sempre irreparáveis. Aqui deixamos um olhar pelas suas bibliotecas com os votos de que possam renascer e fazer renascer uma comunidade.
Mediateca de Sendai - Arquitecto: Toyo Ito (2000)

Mais fotos em:
http://japanesearchitecture-kururi.blogspot.com/2010/07/sendai-mediatheque.html

Sites japoneses:

[ Ler Mais ]

Acordo Ortográfico no MSOffice 2007 e 2010

Actualização do Verificador Ortográfico e Verificador Gramatical para Português de Portugal o que permite ao Microsoft Office estar em conformidade com o novo acordo ortográfico para Português de Portugal.
O conjunto de corretores ortográficos é disponibilizado gratuitamente através de atualizações disponíveis no site www.microsoft.pt/acordoortografico para os utilizadores do Office 2010 e 2007. Esta atualização permite que se continue a usar a anterior ortografia ou que se opte pela que agora está a ser introduzida, de modo a facilitar a revisão de documentos, antigos ou novos.

Download: http://www.microsoft.com/portugal/acordoortografico/default.mspx

[ Ler Mais ]