Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Abril, 2011

Rimas infantis de encantar

O concurso "Britain's Got Talent" teve este ano uma actuação muito especial em que  rimas infantis foram utilizadas como letra de uma música pop-rock bem conhecida. Edward Reid, professor de teatro e cantor amador na Escócia, arrasou a audiência cantando coisas tão simples como "Old MacDonald Had a Farm", "Twinkle, Twinkle, Little Star", "Humpty Dumpty" "If You're Happy and You Know It"... mas cantadas de forma muito original.

Existe uma disputa sobre originalidade da ideia base mas o homem tem talento! E a Susan Boyle já mostrou que não se deve ouvir este concurso com ideias preconcebidas! Para o vídeo oficial carregue aqui pois a incorporação em sites está desactivada!

Imagino que neste momento estará mesmo é a tentar recordar-se das rimas infantis desta letra. Aqui ficam algumas:
Old MacDonald Had a Farm:


Happy and You Know It:


Twinkle Twinkle Little Star


Se quer saber mais sobre as rimas infantis ou "Nursery rhymes&quo…

Thor (2011)

Esta semana estreia Thor (2011) pelo que é altura de rever os conhecimentos sobre mitologia Nórdica e Escandinava e, já agora, uma leitura das velhinhas BD da Marvel



O filme é dirigido por Kenneth Branagh e baseado no super-herói da Marvel criação de Stan Lee e Jack Kirby)

Ao que parece o filme perdeu muitas cenas para poder ser visualizado por maiores de 13 anos, o que dará um bom DVD em versão "Director's Cut".
Mas isso fica para mais tarde... agora é altura de procurar um cinema com 3D e viajar até Asgard. Martelos são opcionais!

Site IMDB: www.imdb.com/title/tt0800369/
Site oficial: http://thor.marvel.com/
Ano: 2011
Infos:
O Thor da BDO Thor da Mitologia

RNOD - Objectos Digitais

RNOD - Registo Nacional de Objectos Digitais Sessão de Lançamento - 4 Maio - Biblioteca Nacional de Portugal
http://www.bnportugal.pt

Maia 2011 - Concurso literário

«A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Juventude, leva a efeito a edição de 2011 do Concurso Literário, destinado a jovens escritores de língua portuguesa, com idades compreendidas entre os 13 e os 30 anos.

Nos últimos anos o Concurso Literário tem contado com a participação de largas centenas de jovens escritores de todo o Portugal Continental e Ilhas, bem como de diversos países lusófonos

O Concurso contempla as áreas de poesia e conto, com tema e formato livres, e divide-se em dois escalões: dos 13 aos 18 anos, e dos 19 aos 30 anos de idade.

O prazo de entrega dos trabalhos termina a 31 de Outubro de 2011.»

Site Oficial: Concurso Literário MAIA 2011

Dia Mundial do Livro 2011 - DGLB

A DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) assinala este dia com a publicação de um cartaz alusivo e com o lançamento do passatempo Voluntários da Leitura .

Esta iniciativa destina-se a incentivar o «voluntariado a nível de projectos concebidos para populações em situação de isolamento ou de exclusão social».

O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho

Dia mundial do livro 2011

23 de Abril é o Dia Munidial do Livro (Unesco)

A data é um dia simbólico para a literatura mundial pois morreram neste mesmo dia (e no ano de 1616), Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. É igualmente a data de nascimento  outros autores como Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
A marca tradicional e popular deste dia são os festejos na Catalunha, o dia de S. Jorge, em que uma rosa é entregue por cada livro vendido pois devem ser oferecidos em conjunto.

Infelizmente ao dia está igualmente associado os "direitos de autor" o que é um erro crasso pois os direitos de autor não devem ser confundidos com a literatura. São muito mais que isso mas este foi um aproveitamento fácil de uma data! Assim para mim uso apenas a designação inicial e não a designação actual (Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor). Arranje-se um outro dia!
Site especial da Unesco

CataLivros: análise ao site

Cata Livros
Site: www.catalivros.org
«CATA LIVROS é o novo projecto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA que utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.» (FCG)Visualmente estamos numa casa com "salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos" em que os conteúdos estão acessíveis a partir de "pontos quentes" que se descobrem passando com o rato. É uma casa para os livros, onde se envolve o acto de leitura numa experiência multimédia
Um site para frequentarem mesmo que tenham mais de 15 anos e um local com "experiências fortes" para os jovens leitores. Agora resta esperar que os conteúdos aumentem com o passar dos meses e os utilizadores voltem muitas vezes! A promover e utilizar!

Análise do site

Aspectos positivos:
O facto de existir um sit…

Expressões Doctor Who: Top 11

Doctor Who está de volta para mais uma série (começou em 1963!) e é apenas a melhor e mais bem sucedida série TV de ficção científica. Este ano, no dia 23 de Abril, parte à conquista dos EUA.

Como este é 11º Doutor, aqui ficam as 11 expressões que mais ouvirá.
Nota: se não sabe qual é nº 1 então está a precisar de sintonizar a SIC Radical!


O trailer para o Reino Unido:


E como não podia deixar de ser o trailer para os EUA:


Para saber mais sobre a série: http://en.wikipedia.org/wiki/Doctor_Who