Rimas infantis de encantar

O concurso "Britain's Got Talent" teve este ano uma actuação muito especial em que  rimas infantis foram utilizadas como letra de uma música pop-rock bem conhecida. Edward Reid, professor de teatro e cantor amador na Escócia, arrasou a audiência cantando coisas tão simples como "Old MacDonald Had a Farm", "Twinkle, Twinkle, Little Star", "Humpty Dumpty" "If You're Happy and You Know It"... mas cantadas de forma muito original.

Existe uma disputa sobre originalidade da ideia base mas o homem tem talento! E a Susan Boyle já mostrou que não se deve ouvir este concurso com ideias preconcebidas! Para o vídeo oficial carregue aqui pois a incorporação em sites está desactivada!

Imagino que neste momento estará mesmo é a tentar recordar-se das rimas infantis desta letra. Aqui ficam algumas:
Old MacDonald Had a Farm:


Happy and You Know It:


Twinkle Twinkle Little Star


Se quer saber mais sobre as rimas infantis ou "Nursery rhymes", a wikipédia dá uma ajuda e fica a saber que existem registos destas rimas desde a idade média mas é no século XVIII  que surge um registo mais organizado e em livros infantis !

E agora de novo para o adulto que há em si... a música original é RUN dos "Snow Patrol". Para a recordar fica aqui um vídeo da banda sonora do filme "Charlie St. Cloud" (Sempre que te vejo).

Claro que podia ter promovido logo o grupo com o vídeo oficial da música mas a editora "não gosta" de promoção e desactivou a incorporação do vídeo em sites. Mas se quiser muito ainda pode carregar aqui para ver esse vídeo.

Nota à desactivação de incorporação: mais dois casos de editoras que desactivam essa incorporação por não perceberem nada de publicação e marketing online! Não perdem nada em deixar incorporar o que publicaram elas próprias no Youtube. Mas perdem quando desactivam... é que em vez das pessoas verem os vídeos originais passam a ter de ver as inúmeras cópias que são colocadas noutros locais!
Tiros no pé... "mas eles são felizes e gostam"..."batam palmas".. ia ia ohhh!

[ Ler Mais ]

Thor (2011)

Esta semana estreia Thor (2011) pelo que é altura de rever os conhecimentos sobre mitologia Nórdica e Escandinava e, já agora, uma leitura das velhinhas BD da Marvel



O filme é dirigido por Kenneth Branagh e baseado no super-herói da Marvel criação de Stan Lee e Jack Kirby)

Ao que parece o filme perdeu muitas cenas para poder ser visualizado por maiores de 13 anos, o que dará um bom DVD em versão "Director's Cut".
Mas isso fica para mais tarde... agora é altura de procurar um cinema com 3D e viajar até Asgard. Martelos são opcionais!

Site IMDB: www.imdb.com/title/tt0800369/
Site oficial: http://thor.marvel.com/
Ano: 2011
Infos:

[ Ler Mais ]

RNOD - Objectos Digitais

RNOD - Registo Nacional de Objectos Digitais
Sessão de Lançamento - 4 Maio - Biblioteca Nacional de Portugal

[ Ler Mais ]

Maia 2011 - Concurso literário

«A Câmara Municipal da Maia, através do Pelouro da Juventude, leva a efeito a edição de 2011 do Concurso Literário, destinado a jovens escritores de língua portuguesa, com idades compreendidas entre os 13 e os 30 anos.

Nos últimos anos o Concurso Literário tem contado com a participação de largas centenas de jovens escritores de todo o Portugal Continental e Ilhas, bem como de diversos países lusófonos

O Concurso contempla as áreas de poesia e conto, com tema e formato livres, e divide-se em dois escalões: dos 13 aos 18 anos, e dos 19 aos 30 anos de idade.

O prazo de entrega dos trabalhos termina a 31 de Outubro de 2011.»

Site Oficial: Concurso Literário MAIA 2011

[ Ler Mais ]

Dia Mundial do Livro 2011 - DGLB

A DGLB (Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas) assinala este dia com a publicação de um cartaz alusivo e com o lançamento do passatempo Voluntários da Leitura .

Esta iniciativa destina-se a incentivar o «voluntariado a nível de projectos concebidos para populações em situação de isolamento ou de exclusão social».

O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho

[ Ler Mais ]

Dia mundial do livro 2011

23 de Abril é o Dia Munidial do Livro (Unesco)

A data é um dia simbólico para a literatura mundial pois morreram neste mesmo dia (e no ano de 1616), Cervantes, Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega. É igualmente a data de nascimento  outros autores como Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
A marca tradicional e popular deste dia são os festejos na Catalunha, o dia de S. Jorge, em que uma rosa é entregue por cada livro vendido pois devem ser oferecidos em conjunto.

Infelizmente ao dia está igualmente associado os "direitos de autor" o que é um erro crasso pois os direitos de autor não devem ser confundidos com a literatura. São muito mais que isso mas este foi um aproveitamento fácil de uma data! Assim para mim uso apenas a designação inicial e não a designação actual (Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor). Arranje-se um outro dia!

[ Ler Mais ]

CataLivros: análise ao site

Cata Livros
Site: www.catalivros.org
«CATA LIVROS é o novo projecto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA que utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.» (FCG)
Visualmente estamos numa casa com "salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos" em que os conteúdos estão acessíveis a partir de "pontos quentes" que se descobrem passando com o rato. É uma casa para os livros, onde se envolve o acto de leitura numa experiência multimédia
Um site para frequentarem mesmo que tenham mais de 15 anos e um local com "experiências fortes" para os jovens leitores. Agora resta esperar que os conteúdos aumentem com o passar dos meses e os utilizadores voltem muitas vezes! A promover e utilizar!

Análise do site

Aspectos positivos:
  • O facto de existir um site com estes objectivos e em português. Sublinhe-se... existe!
  • Qualidade gráfica geral muito agradável que o torna visualmente apelativo ao primeiro olhar.
  • Conceito de jogo e descoberta.
  • Interactividade e tarefas para os leitores/criadores, nomeadamente as ligadas ao livro do mês.
  • Ambição de criar conteúdos novos mensalmente.
  • Tem muito por onde crescer em termos de conteúdos pois é uma casa com muitos recantos!

Aspectos negativos
É um site jovem e em que os conteúdos ainda estão a ser carregados. Por aí não se irá comentar até porque não lhe falta ambição.
Em termos de utilização já se pode fazer uma análise detalhada! Se à primeira vista um adulto poderá ficar impressionado e uma criança deslumbrada existem várias coisas neste site que estão mesmo mal feitas e são facilmente detectadas depois de se andar por ali uns 15 a 20 minutos.
Umas são de carácter técnico e podem passar despercebidas a quem não for exigente, outras são mesmo ao nível do planeamento, aquelas coisas que se fazem com papel e caneta antes de se ligar um computador.
  • 1- Dimensão da área de jogo não acompanha o tamanho dos monitores. Tudo é encaixado numa consola de jogo o que é um conceito antiquado de animação multimédia e mais adequado a CD multimédia e não a sites. Sendo um site feito em Flash é de notar que seria perfeitamente possível fazer com que fosse redimensionado automaticamente para os tamanhos dos vários monitores. Aliás isso acontece em outras áreas do site! Daqui decorre que depois seja necessário apresentar alguns conteúdos em novas janelas, o que é uma falha grave!

  • 2- O site não respeita as regras de acessibilidade definidas pelo estado português. Não é um site informativo mas não pode ficar totalmente alheado de parte dos utilizadores potenciais. Por exemplo não existem informações textuais para os ícones nem balões de ajuda. Não é ampliável nem é acessível para invisuais. A opção pelo flash facilita muita coisa em termos de interactividade mas nem todos o podem ver... já para não falar dos possuidores do iPad!

  • 3- Navegação: não possui uma navegação interna tradicional devido ao conceito de jogo e descoberta. Mas por não podemos exagerar: existem alguns becos sem saída e por exemplo é difícil voltar ao início! Numa utilização escolar é preciso que exista facilidade em colocar todos os alunos num determinado ponto para depois se iniciar um desafio. Como está isso será de difícil execução, por exemplo numa biblioteca com uma turma nos computadores. Repare-se na imagem: para voltar à entrada é preciso esperar que o catavento surja no lado esquerdo (onde os vários ícones vão subindo) quando se tem no topo o logo sem link para a entrada!

  • 4- Os documentos áudio com as entrevistas são apresentados em novas janelas que são janelas vazias e a negro por serem ligação aos ficheiros. Tudo isto enquanto o som das animações do site continua a fazer-se ouvir porque estão na janela onde estávamos anteriormente. E não esperem que uma criança consiga gerir janelas ou se lembre de desligar o som da anterior para depois ouvir o da seguinte!! Porque não colocar o som da entrevista a um escritor numa janela com a imagem desse próprio escritor e algumas informações? Assim estamos a olhar para uma janela a negro! É bom ter acesso directo aos ficheiros mas bastaria depois ter um link a dizer "carregue aqui para guardar esta entrevista".
O melhor seria mesmo colocar as entrevistas em sites como o www.soundcloud.com e assim, ao lado do nome do escritor, apareceria essa entrevista acompanhada com um ícone com a cara do próprio escritor ou de um livro. Para além de ser mais agradável ouvir um som quando se tem a representação visual do som pois permite perceber quanto tempo falta para terminar!

  • 5- O som nem sempre desliga todos os sons. Por exemplo na zona de áudio desligar o som só desliga o do menu da esquerda. Os sons dos aparelhos da janela principal (uma autentica cacofonia) não se podem desligar! Será para obrigar a carregar em algum e avançar?!

  • 6- Para este site não existem redes sociais. É certo que o Facebook é para maiores de 13 anos e que o site é para até 15 anos (!) mas esqueceram-se da divulgação que as bibliotecas queiram fazer dos conteúdos específicos! Não me digam que ainda teremos de dizer à antiga: "vais ao Google pesquisas por Catalivros, carregas no 3 resultado depois passas com o rato no tecto e abre-se um alçapão para o sótão e depois carregas no projector de filme e na nova janela que vai abrir vês o filme! [s'tora, o que é um projector?].

  • 7- O 1º filme disponível no sótão é de má qualidade e estava desfocado pela compactação exagerada (o que não interessa nada, que eram os contornos do televisor, está nítido!). Inaceitável numa era em que até no youtube já se podem colocar vídeos de muito alta qualidade! Acresce que é visto numa nova janela, mais uma vez sem comandos de navegação. E naturalmente sem possibilidade de partilha nas redes sociais! Conseguiam muito melhor com o  Youtube ou o Vimeo (este melhor para ser utilizado por instituições). Mais ainda se quiserem ter muitos vídeos no futuro!


  • 8- O livro apresentado (completo!!) está em flash e é acompanhado de elementos áudio e animações. A leitura é mesmo muito difícil com uma navegação dentro da visualização muito fraca. Basta comparar com a experiência de leitura que se consegue com sites como o issuu.com , e que as escolas adoram, para se perceber que o resultado foi um fracasso. Os comandos para visualização da folha são inexistentes. No meu computador, depois de ter de carregar com o botão direito para ampliar de forma a conseguir ler (e eu que nem uso óculos) o texto da margem esquerda e topo simplesmente era cortado (a imagem apresenta o meu canto superior esquerdo!! E garanto que depois de ampliarem vai ser difícil navegarem para a página seguinte ou até voltar ao ecrã de escolha do livro!
Estas são as maiores falhas e as que terão de ser resolvidas rapidamente. Tal como está é giro e interessante mas não chega nem muito adequado a utilização escolar! Agora que o site está feito e online é altura de começar a analisar o que está mal e corrigir. Daqui a uns meses espero que esteja melhor!

Uma nota de humor a finalizar: o tradicional ícone das páginas "Em construção" é aqui bem mais criativo:

Pontuações (0 a 10 em que 10 é melhor):
  • Grafismo: 8
  • Navegação: 4
  • Acessibilidade: 0
  • Multimédia: 6
  • Conteúdos: 6
  • Aplicação escolar: Promoção da leitura = 8

[ Ler Mais ]

Expressões Doctor Who: Top 11

Doctor Who está de volta para mais uma série (começou em 1963!) e é apenas a melhor e mais bem sucedida série TV de ficção científica. Este ano, no dia 23 de Abril, parte à conquista dos EUA.

Como este é 11º Doutor, aqui ficam as 11 expressões que mais ouvirá.
Nota: se não sabe qual é nº 1 então está a precisar de sintonizar a SIC Radical!


O trailer para o Reino Unido:


E como não podia deixar de ser o trailer para os EUA:


Para saber mais sobre a série: http://en.wikipedia.org/wiki/Doctor_Who

[ Ler Mais ]