Happy Halloween

Na página do Biblioteia encontra várias imagens para estes dias de Halloween / dia das bruxas, noite dos mortos vivos.
Carregue aqui para visitar http://www.facebook.com/BiblioTeia




[ Ler Mais ]

Tintin: O Segredo do Licorne (2011)

Baseado na banda-desenhada clássica de Hergé, “As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne” é o primeiro filme de uma trilogia, realizado por Steven Spielberg com a participação de Jamie Bell, Andy Serkis e Daniel Craig.


Depois de, numa feira de antiguidades, encontrar uma réplica de um velho barco designado de “Licorne”, o destemido Tintim é arrastado para uma grande aventura em busca de algo inesperado.
Ao investigar aquela miniatura, descobre o mapa de um tesouro muito antigo, frustrando os planos de Ivan Ivanovich Sakharine , um salteador que está convencido de que o jovem se terá aliado ao velho pirata Rackham.


Em versão animada, recorre às técnicas “performance capture” em 3D, que permite que os gestos e as emoções dos atores sejam reproduzidos nas suas personagens digitais.


Estreia em Portugal: 27 de outubro 2011
Título original: The Adventures of Tintin (2010)
Título traduzido: As Aventuras de Tintin - O Segredo do Licorne (2011)
Realização: Steven Spielberg
Argumento: Steven Moffat, Edgar Wright, Joe Cornish, Hergé
Baseado na obra de Hergé - The Adventures of Tintin
Infos: http://www.imdb.com/title/tt0983193

[ Ler Mais ]

Don't be Afraid of the Dark (2010)

A pequena Sally acompanha o pai e a namorada deste, quando estes vão remodelar uma mansão do princípio do século XX. Depressa Sally percebe que a casa tem outros... habitantes, embora os adultos não acreditem na pequena de 9 anos.


Estreia em Portugal: 27 de outubro 2011


Título original: Don't be Afraid of the Dark (2010)
Título traduzido: Não tenhas medo do escuro
Realização: Troy Nixey
Argumento: Guillermo del Toro e Matthew Robbins
Infos: http://www.imdb.com/title/tt1270761/

[ Ler Mais ]

Herança Audiovisual - Dia Mundial

27 de Outubro é o Dia Mundial da Herança Audiovisual. Celebrado desde 2007 pela Unesco, o tema deste ano é "Ver, ouvir e aprender"


Sitio especial: http://www.pia.gov.ph/wdavh2011/?m=1

Infografia com cronologia:
Veja o poster em PDF para ser legível! (disponível em 4 idiomas)

Cronologia interativa: http://www.girona.cat/web/sgdap/cat/CRDI_Cronologies/angles/index.html

[ Ler Mais ]

Ross Todd - Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares

Foi publicado o primeiro documento da coleção "Biblioteca RBE":
TODD, Ross - Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares [em linha]. Lisboa: Rede Bibliotecas Escolares, 2011


Resumo: A fusão da aprendizagem, bibliotecas e literacias está a criar desafios dinâmicos, se não de confronto, para professores bibliotecários, professores e administradores, especialmente quando comparado com o cenário de aprendizagem e de ambientes de informação que são complexos e fluidos, conectivos e interativos, e outros sem constrangimentos temporais e espaciais.
Esta é, simultaneamente, uma oportunidade para avaliar e traçar os impactos e resultados, bem como um convite para analisar novas formas de olhar e pensar, ser e fazer.
Este artigo defende que a prática baseada na ação e nas evidências e centrada na aprendizagem, em vez de posição e política de promoção do valor da biblioteca escolar, são formas de pensar fundamentais para a profissão se se pretende atingir o futuro desejado, particularmente no contexto de desenvolvimento de coleções e serviços digitais.
Vai clarificar um quadro de aprendizagem partilhada como alicerce fundamental para a articulação de papéis, seleção de recursos, natureza do programa de ensino e para avaliar o poder da biblioteca na consecução dos objetivos de aprendizagem da escola

Disponível em linha - www.rbe.min-edu.pt/np4/396.html ou em http://min.us/lol33EiybFBGN

[ Ler Mais ]

PROFFORMA: Olhares cruzados

Está disponível o nº 4 da revista PROFFORMA. Em Olhares Cruzados podemos ler um conjunto de artigos de professores bibliotecários, sobre boas práticas nas suas bibliotecas.
Inclui ainda uma entrevista ao Ministro da Educação Nuno Crato.

A revista é elaborada pelo CEFOPNA (Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano)

Ler revista aqui: PROFFORMA Revista 04

[ Ler Mais ]

Ciberescola da Língua Portuguesa

Já se encontra disponível a Ciberescola da Língua Portuguesa. Constitui-se como uma plataforma de ensino e apoio ao ensino do português, na componente de língua materna e na componente de língua não materna /estrangeira. Integra recursos para professores, exercícios interativos e cursos a distância.


É um serviço do Ciberdúvidas que terá lançamento oficial a 28 de outubro. 



Numa análise rápida parece ser um recurso interessante e que começou com o pé direito: sem preciosismos, está funcional e acessível, disponibiliza já um conjunto de recursos.
  • Professores bibliotecários: comecem pelo menu "guiões" com Guiões de aula: para implementar os exercícios no decurso da aula.
Um sítio a usar e a merecer análise posterior!

[ Ler Mais ]

É tempo de ir à biblioteca

[ Ler Mais ]

Facebook em números

A utilização do facebook apresentado em números com vários TOP 5

Sabia que o Farmville está apenas em 5 lugar nos jogos? Sabe qual é a página com mais fãs? E qual a percentagem de utilizadores que considera ver demasiadas vezes o perfil do ex-?

Carregue aqui para as obter as respostas na infografia completa 

[ Ler Mais ]

Neil Gaiman: pirataria ou publicidade?

O escritor Neil Gaiman analisa o modo como a internet afeta a indústria da edição de livros. Na realidade não se perdem vendas ao oferecer alguns documentos. Quase ninguém descobriu o seu autor favorito ao ter entrado numa livraria e comprado um escritor. Quase todos o descobriram através de ofertas, empréstimos. Não os pagaram mas depois começaram a pagar pelos restantes livros.
A partilha na internet é na verdade um empréstimo e uma publicidade do trabalho realizado.

No fundo os autores devem ter também um plano de edição em linha, criando obras para partilha gratuita na web ou partilhando algumas das mais antigas.

[ Ler Mais ]

Será novidade ou velharia?

Vai partilhar algum link com os amigos? Será uma novidade ou uma antiguidade já sem interesse? O sítio www.isitold.com responde-lhe!


Algumas respostas criativas:
Biblioteia, uma página nova do Facebook www.facebook.com/BiblioTeia

Ou se for pesquisado o próprio Facebook:



e claro, uma batota quando se pesquisa pelo próprio sítio!



[ Ler Mais ]

Morrer ao teu lado

Quando o esqueleto da capa de Macbeth vê a Mina Harker da capa de Drácula tudo pode acontecer:


Atualização: o autor original removeu o filme. Aqui estão apenas partes do mesmo:



É "Mourir auprès de toi", uma criação artística de Olympia Le-Tan num filme de Spike Jonz.

Making of:



[ Ler Mais ]

A estante virtual do Google

O Google lançou um site para apresentar os seus livros sobre a forma de uma estante circular. Cada prateleira é constituída por um género/temática de livros. Para além dos gratuitos é possível ler algumas páginas de cada livro ou saltar logo para a loja


Simples e intuitivo mas agradável e funcional. Mais que um site para exibição de novas tecnologias web será muito certamente também uma referência no design de estantes virtuais.

Visitar em http://workshop.chromeexperiments.com/bookcase

[ Ler Mais ]

Eva Mendes na terra dos sonhos

Em 2008 a Campari criou um calendário com Eva Mendes. A qualidade fotográfica e cénica merece uma visita!
Para cada mês foi representada uma história da terra dos sonhos: Gato das botas, Cinderela, Bela Adormecida, Aladino, A menina dos fósforos, Alice no país das maravilhas, A polegarzinha, Capuchinho vermelho, Pequena sereia, Pinóquio, A Bela e o monstro.


Veja todas as fotos no página Facebook do Biblioteia:


[ Ler Mais ]

Biblioteia no Facebook: já visitou?

BiblioTeia é o nome de uma página Facebook dirigida a bibliotecários e promotores de leitura através da divulgação de documentos, imagens e vídeos. Aqui encontrará muitas imagens para partilhar nas páginas Facebook da sua biblioteca, mas também para uns momentos de intervalo no trabalho!

Entre na página e carregue em GOSTO www.facebook.com/BiblioTeia

[ Ler Mais ]

Concurso Nacional de Leitura 2011-2012: lançamento

Concurso Nacional de Leitura 2011/2012 (PNL em articulação com a DGLB e RBE).
- 1ª Fase - Provas nas Escolas - Realização do concurso nas escolas: 24 de Outubro de 2011 a 13 de Janeiro de 2012


Infos: Concurso Nacional de Leitura

[ Ler Mais ]

Livros: apreendidas cópias ilegais

A leitura em Portugal está a evoluir de tal maneira que até já é um negócio a competir com a música e filmes ilegais. Ou sempre foi, agora é que é mais fino comprar logo a versão digital pirateada, especialmente de obras sem versão digital oficial! Sempre se poupa papel!

De acordo com fonte da IGAC, a operação de fiscalização decorreu na terça-feira em "estabelecimentos e centros de cópias situados em Leiria", tendo sido "identificados e autuados três indivíduos que procediam à comercialização" de cópias ilegais de obras literárias, científicas e artísticas.
Foi também apreendida mais de uma centena de obras reproduzidas de natureza técnica e didático científica, para comercialização.

Ler mais:
Pirataria: apreendidos dois discos rígidos em Leiria com cópias ilegais de livros

[ Ler Mais ]

Rush: uma bebida marota

Uma bebida láctea pode ter pouco açúcar ou gordura e cumprir todas as normas saudáveis... mas para ser atraente marca a diferença através de um elemento de rebeldia e ousadia.


"Rush: Just A Little Naughty" é uma campanha publicitária da Parmalat Austrália criada em 2006 sob a forma de 3 cartazes, com o objetivo de associar o seu produto ao prazer.

Rush é uma bebida de leite com sabor (Ultimate Chocolate, Intense Coffee, Wicked Latte e Heavenly Vanilla Malt). Em relação à competição tinha menos 99% de gordura e menos 30% de açúcar, sendo apenas... um pouco marota!

Uma tatuagem, uma bota, um corte de cabelo radical. 3 histórias de encantar e 3 cartazes encantadores.

Agência: De Pasquale,



Veja mais fotos da campanha, aqui:

[ Ler Mais ]

Pausa a caminho de casa da avozinha

Um momento de pausa doce a caminho da casa da avozinha

Anúncio Kit-Kat

Veja também o outro anúncio com o Coiote no álbum Pausa Kit Kat do Facebook da Biblioteia (acesso livre)

[ Ler Mais ]

Mantenha as histórias de encantar longe do hospital

Mantenha as histórias de encantar longe do hospital, mas não deixe histórias sem serem lidas.

Campanha da "Steps Towards Life Foundation" para um baile de caridade da "La Motoare" Club

Nota: encontra mais duas fotos da campanha com o "Capuchinho Vermelho" e "João e o pé de feijão" -  no álbum da página Biblioteia (acesso livre até para não registados no Facebook)

[ Ler Mais ]

Quando uma criança não lê

Quando uma criança não lê, a imaginação desaparece.
Cinderela no Hospital:

Campanha da Fondation pour l'Alphabétisation (Canadá)

Nota: encontra mais fotos da campanha com o Peter Pan no álbum da página
Biblioteia (acesso até para não registados no Facebook)

Vídeo - Hospital

LITERACY FOUNDATION Cinderella (english) from Bleublancrouge on Vimeo.


Vídeo - mensagem:

Literacy foundation (english) from Bleublancrouge on Vimeo.

[ Ler Mais ]

Pense diferente

Pense diferente foi um dos lemas utilizados pela Apple e que representava a ideia que se queria para a empresa, seus produtos e utilizadores.
O anúncio da Apple integrado na campanha Think Different. 1997-2002

Texto: Here’s to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently. They’re not fond of rules. And they have no respect for the status quo. You can quote them, disagree with them, glorify or vilify them. About the only thing you can’t do is ignore them. Because they change things. They push the human race forward. And while some may see them as the crazy ones, we see genius. Because the people who are crazy enough to think they can change the world, are the ones who do. - Apple Inc.
http://en.wikipedia.org/wiki/Think_Different

Uma versão com voz de Steve Jobs:



E tudo começou com o anúncio de 1984, com a Apple a anunciar o Macintosh, um conceito diferente de computador.


E agora a história real: tudo o que vê neste vídeo era a primeira vez que surgia ao público: um computador transportável, com rato, som, disquete pequena e texto em ecrã gráfico. Era o nascer do Macintosh, um computador que até lia texto em voz alta!


Nos muitos cartazes de despedida a Steve Jobs, não faltou um com o Mac:

(Agência: AUFBRUCH, Alemanha)

[ Ler Mais ]

Steve Jobs: 1955-2011

No dia em que Steve Jobs faleceu faz todo o sentido recordar um discurso de Steve Jobs depois de ter enfrentado o seu primeiro cancro. Este discurso, conhecido pelo título "Como viver antes de morrer" foi proferido na Universidade de Stanford em 2005 e assenta em três histórias que definem o que qualquer jovem deve saber e fazer na sua vida. Fica aqui um resumo. No final o vídeo completo e o link para a transcrição em inglês.

1- Ligar os pontos
No caminho da vida os vários momentos só fazem sentido quando se olha para trás. Quando se olha para a frente não se consegue ligar os pontos do caminho, mas temos de acreditar que os pontos se vão ligar de alguma forma no futuro.
É preciso acreditar em algo - no instinto, no destino, na vida, no carma - o que quiserem!

2- Sobre o amor e a perda
Por vezes a vida atinge-vos com toda a força. Não percam a fé, continuem a fazer aquilo de que gostam. É preciso descobrir o que gostamos de fazer, quer no trabalho quer na vida. O trabalho vai ocupar grande parte da vossa vida e a única forma de ele ser realmente satisfatório é fazer o que considerem um grande trabalho. E a única maneira de fazer algo grande é amar o que se faz. Se ainda não o encontraram, continuem à procura, não se satisfaçam com pouco! E como em todos os assuntos do coração, terão a certeza quando o encontrarem.

3- Sobre a morte
Ninguém quer morrer mas a morte é o destino que todos partilhamos, ninguém lhe escapou. E é assim que deve ser. A morte é a maior invenção da vida, é o motor da mudança na vida: remove o velho para dar lugar ao novo. O tempo é limitado, por isso não o desperdicem vivendo a vida de alguém. Não deixem as suas ideias abafar a vossa voz interior. Sigam o vosso coração e intuição, eles já sabem o que vocês realmente querem vir a ser.

Stay Hungry. Stay Foolish.

(texto adaptado do discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005)


versão com legendas em pt-BR (com algumas falhas)


Transcrição do texto em 'You've got to find what you love'

[ Ler Mais ]

MIBE2011 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o lema: "Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida"


Página Nacional - RBE: http://rbe.min-edu.pt/np4/363.html
  • 24 de outubro será o "Dia da Biblioteca Escolar"
  

[ Ler Mais ]

ISLM2011 - International School Library Month

Cartaz oficial para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
Tema: School Libraries Empower Learners for Life

Sítio: www.iasl-online.org/events/islm

[ Ler Mais ]

Atlas não universal


Cartoon de Bandeira

[ Ler Mais ]