Avançar para o conteúdo principal

E o Óscar foi para os livros voadores

E o óscar para filme de animação (curta metragem) foi mesmo para "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore". Absolutamente merecido, uma autêntica delícia em 13 minutos. Sem texto mas com uma grande qualidade de argumento, imagem e som, leva-nos para um mundo fantástico na companhia dos livros.
Uma carta de amor aos livros, este filme é sobre o poder curativo dos livros. Porque podemos encontrar nos livros a fonte da juventude!

Já tínhamos dado notícia dele quando foi divulgado e nomeado, mas vale a pena ver mais uma vez! 

A história é sublime, pelo que uma lágrima no canto do olho de qualquer apaixonado por livros também fica bem!

Inspirado pelo furacão Katrina, Buster Keaton, O Mágico de Oz, e um amor pelos livros, "Morris Lessmore" é uma história sobre pessoas que dedicam as suas vidas aos livros e de livros que devolvem esse favor. Morris Lessmore é uma pungente e humorística alegoria sobre os poderes curativos das histórias.
Usando uma variedade de técnicas (miniaturas, animação por computador, animação 2D) o premiado autor / ilustrador William Joyce e o co-diretor Brandon Oldenburg apresentam uma nova experiência narrativa que remonta a filmes mudos e musicais da MGM Technicolor. "Morris Lessmore" é antiquado e inovador ao mesmo tempo.

Filme: "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore," (2011)
Ilustrador: William Joyce
Realização: William Joyce  e Brandon Oldenburg,
Estúdios: Moonbot Studios LA, LLC

Nomeado... e vencedor do Óscar 2012!


Sítio do filme: www.morrislessmore.com
(o link original do vídeo está agora fechado! http://vimeo.com/3540490 )

Making Of do filme (encontrará uma série de 10 vídeos aqui , alguns ainda por publicar!)
E nada como usar o livro!

Comentários

Manuela D.L. Ramos disse…
Olá Paulo
Para a próxima venho aqui .... antes de publicar no meu sitio do costume. 
E não só para poupar trabalho nas traduções. 
Anda toda a gente a republicar o filme. E os direitos de autor? neste caso não se aplicam?
Paulo Izidoro disse…
 Eles tinham o vídeo no Vimeo inicialmente (de onde fiz o download mas não republiquei porque não era preciso). Ao serem nomeados fecharam o vimeo e puseram no itunes (na mesma gratuito) o que fez com que haja necessidade de republicar noutros locais pois nem toda a gente tem itunes no seu computador!  Como o que se faz é republicar não existem problemas! Mas foi uma má opção terem fechado o vídeo no vimeo e colocado no itunes!
Paulo Izidoro disse…
E em fotos: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.332243756812956.69641.108089605895040&type=3&l=f24ec124fd

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Criar cartazes online

A frase é do livro Inkheart (Coração de Tinta) de Cornelia Funke, o poster foi criado (em segundos) no site http://wigflip.com/automotivator onde também pode criar os seus cartazes motivacionais. Claro que os pode criar num programa de desenho mas muitas vezes faltam-lhe ideias gráficas ou não possui esses conhecimentos técnicos... ou apenas está com pressa!
Teste algumas das ferramentas do site www. wigflip.com
(interessantes são também os post-it e as etiquetas)
Alternativa - Site BigHugeLabs:Motivator: http://www.bighugelabs.com/flickr/motivator.phpMagazine Cover - http://bighugelabs.com/flickr/magazine.php Mosaic Maker - http://bighugelabs.com/flickr/mosaic.phpWarholizer - http://bighugelabs.com/flickr/warholizer.php Jigsaw - http://bighugelabs.com/flickr/jigsaw.phpMovie poster - http://bighugelabs.com/flickr/poster.phpPara coisas mais evoluídas e interactivas... Glogster - http://www.glogster.com/

Dia internacional da oferta de livros

O dia 14 de Fevereiro é o Dia Internacional da Oferta de Livros #bookgivingday . É o dia de fazer alguém feliz com um livro, especialmente crianças.


Criado no Reino Unido tem hoje uma presença internacional. Sem uma organização formal de eventos baseia-se na ação individual de apaixonados pela leitura que procuram dar um livro a quem o não tem.
Ofereça, deixe esquecido, doe! Coloque livros novos ou usados nas mãos de tantas crianças quanto possível!

O poster de 2108 é uma criação de Elys Dolan, criado a partir das ilustrações do livro "Knighthood for Beginners".


No sítio do evento encontra os materiais de promoção para descarregar ou partilha.