Avançar para o conteúdo principal

Menos 21 minutos de sono para quem dorme com pequenos ecrãs

As crianças que têm acesso a 'tablets' ou 'smartphones' nos seus quartos dormem menos 21 minutos do que as crianças que não têm acesso a estes dispositivos à noite, conclui um estudo norte-americano hoje divulgado. O efeito é pior até do que o das televisões no quarto (21 conta 18 minutos)! As consequências não se limitam à privação do sono mas também ao aumento do peso e obesidade.

Este é o estudo de Jennifer Falbe que marca a atualidade informativa na leitura digital:

Sleep Duration, Restfulness, and Screens in the Sleep Environment - (Jornal: Pediatrics, Jan. 5, 2015) http://pediatrics.aappublications.org/content/early/2015/01/01/peds.2014-2306.abstract

Participaram no estudo 2 048 crianças do 4º ao 7º ano integrados no programa "Massachusetts Childhood Obesity Research Demonstration Study" de 2012 a 2013.


Notícias:
- ‘Pequenos ecrãs’ não deixam crianças dormir - http://www.sol.pt/noticia/121489

- The study in Pediatrics, funded by the U.S. Centers for Disease Control and Prevention and the National Institutes of Health, surveyed more than 2,000 fourth- and seventh-graders in Massachusetts as part of a broader investigation into obesity in children. The majority of kids surveyed slept with a small screen by their side. http://www.bloomberg.com/news/2015-01-05/kids-who-sleep-near-smartphones-get-less-shuteye-study.html

- Smartphones and tablets deprive children of more sleep than television. Research conducted by the University of California found that small screens like smartphones and tablets were worse than televisions for keeping children awake at night, with so-called small screen gadgets robbing them of 21 minutes' sleep each night, compared to 18 minutes for children with a television in their room.
- http://www.ibtimes.co.uk/smartphones-tablets-deprive-children-more-sleep-television-1481916

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson