Avançar para o conteúdo principal

Impactos da e-leitura: e se o livro impresso desaparecer?

Efeitos na leitura dos eReaders de tinta digital têm de ser estudados de forma diferente dos Tablet e outros computadores. Enquanto alguns lamentam a perda do livro impresso do ponto de vista estético, será que existe algum risco de perdermos algo mais se a impressão de livros desaparecer por completo? Algumas pesquisas indicam que há motivo para preocupação.
"A realidade é que há uma grande ansiedade de que o livro [impresso] possa desaparecer", diz Maryanne Wolf, do Center for Reading and Language Research da Universidade Tufts, em Massachusetts. "Mas pessoas como eu têm uma boa razão para esperar que isso não seja verdade, para bem dos leitores."


Segundo a pesquisa de Maryanne Wolf, a leitura eletrónica pode ter um impacto negativo na forma como o cérebro responde ao texto, desde a compreensão da leitura, o foco e capacidade de atenção aos detalhes como o argumento e a sequência dos eventos.

As suas investigações indicam que a leitura impressa cai aproximadamente numa extremidade do espectro da leitura (o mais imersivo) e que o texto on-line ocorre no outro extremo (o mais distrativo). A leitura em equipamentos de tinta digital (como o Kindle ou Kobo) parece cair numa zona intermédia. "Muitas pessoas estão preocupadas com a nossa capacidade de entrar numa história", diz Wolf. "A minha preocupação é que vamos ter um cérebro de leitura em curto-circuito, excelente para a recolha de informação, mas não necessariamente para a formação de capacidades de leitura crítica e analítica."

No entanto este campo de investigação está na sua infância. Os impactos negativos da e-leitura estão longe de estar esculpidos em pedra. De facto, alguns estudos têm produzido resultados opostos, afirmando que a e-leitura não afeta a compreensão ou que esta pode mesmo aumentar, especialmente para os leitores com dislexia.

Tufts University Center for Reading and Language Research: Meet the Team - https://ase.tufts.edu/crlr/team/wolf.htm

Fonte: BBC - Future - Are paper books really disappearing?
- http://www.bbc.com/future/story/20160124-are-paper-books-really-disappearing

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Dia internacional da oferta de livros

O dia 14 de Fevereiro é o Dia Internacional da Oferta de Livros #bookgivingday . É o dia de fazer alguém feliz com um livro, especialmente crianças.


Criado no Reino Unido tem hoje uma presença internacional. Sem uma organização formal de eventos baseia-se na ação individual de apaixonados pela leitura que procuram dar um livro a quem o não tem.
Ofereça, deixe esquecido, doe! Coloque livros novos ou usados nas mãos de tantas crianças quanto possível!

O poster de 2108 é uma criação de Elys Dolan, criado a partir das ilustrações do livro "Knighthood for Beginners".


No sítio do evento encontra os materiais de promoção para descarregar ou partilha.

Plágios e fraudes: sites e software

Na sequência do artigo anterior sobre o problema do Plágio ficam aqui links para documentos web e software anti-plágio, sendo certo que alguém terá dito que "Roubar ideias de uma pessoa é plágio. Roubar de várias, é pesquisa (ou Tese!)".


Leitura de Referência:
Plagiarism - Wikipedia, the free encyclopedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Plagiarism
também inclui uma parte sobre "Self-plagiarism" que alguns autores de literatura adoram realizar!Plagiarism detection - http://en.wikipedia.org/wiki/Plagiarism_detection Plagiarism Stoppers : A Teachers Guide - http://www.ncusd203.org/central/html/where/plagiarism_stoppers.htmlEthics 101: Cheating, Plagiarism, Site Evaluation, Copyright and Your Students - http://www.kalama.com/~zimba/plag&cheat.htmPlagiarism .org : Learning Center : - http://www.plagiarism.org/ Plagiarism is almost always a symptom of other educational problems.Lista de links: http://www.123helpme.com/plagiarism.jsp
Para reflexão e curiosidades:A má rep…