Impactos da e-leitura: e se o livro impresso desaparecer?

Efeitos na leitura dos eReaders de tinta digital têm de ser estudados de forma diferente dos Tablet e outros computadores. Enquanto alguns lamentam a perda do livro impresso do ponto de vista estético, será que existe algum risco de perdermos algo mais se a impressão de livros desaparecer por completo? Algumas pesquisas indicam que há motivo para preocupação.
"A realidade é que há uma grande ansiedade de que o livro [impresso] possa desaparecer", diz Maryanne Wolf, do Center for Reading and Language Research da Universidade Tufts, em Massachusetts. "Mas pessoas como eu têm uma boa razão para esperar que isso não seja verdade, para bem dos leitores."


Segundo a pesquisa de Maryanne Wolf, a leitura eletrónica pode ter um impacto negativo na forma como o cérebro responde ao texto, desde a compreensão da leitura, o foco e capacidade de atenção aos detalhes como o argumento e a sequência dos eventos.

As suas investigações indicam que a leitura impressa cai aproximadamente numa extremidade do espectro da leitura (o mais imersivo) e que o texto on-line ocorre no outro extremo (o mais distrativo). A leitura em equipamentos de tinta digital (como o Kindle ou Kobo) parece cair numa zona intermédia. "Muitas pessoas estão preocupadas com a nossa capacidade de entrar numa história", diz Wolf. "A minha preocupação é que vamos ter um cérebro de leitura em curto-circuito, excelente para a recolha de informação, mas não necessariamente para a formação de capacidades de leitura crítica e analítica."

No entanto este campo de investigação está na sua infância. Os impactos negativos da e-leitura estão longe de estar esculpidos em pedra. De facto, alguns estudos têm produzido resultados opostos, afirmando que a e-leitura não afeta a compreensão ou que esta pode mesmo aumentar, especialmente para os leitores com dislexia.

Tufts University Center for Reading and Language Research: Meet the Team - https://ase.tufts.edu/crlr/team/wolf.htm

Fonte: BBC - Future - Are paper books really disappearing?
- http://www.bbc.com/future/story/20160124-are-paper-books-really-disappearing