Quantas bibliotecas escolares - Pordata Kids

Quantas bibliotecas escolares existem? A Pordata Kids responde com a evolução de 1997 a 2015.




Esta e outras respostas sobre livros e bibliotecas em
http://www.pordatakids.pt/Cultura%20e%20Desporto-3/Bibliotecas%20e%20Livros-14/Quantas%20bibliotecas%20escolares%20existem%3F-78



[ Ler Mais ]

Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar - Tradução

Versão portuguesa da 2ª edição revista das Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar.

As Diretrizes para a Biblioteca Escolar destinam-se a orientar governos, associações de bibliotecas, escolas, diretores de escolas e comunidades escolares no processo de ligação das bibliotecas escolares aos resultados educativos locais, às necessidades de informação da comunidade escolar e a aspetos característicos específicos da comunidade, sejam eles sociais, étnicos, culturais, linguísticos ou autóctones.

As Diretrizes para a Biblioteca Escolar apelam aos decisores educativos, incluindo os legisladores e os administradores escolares, para que tenham em consideração as evidências da investigação que demonstram o contributo que serviços de biblioteca de qualidade podem dar para o sucesso educativo da juventude. As diretrizes também apelam aos profissionais da biblioteca escolar para que desenvolvam e melhorem as competências de que necessitam a fim de se manterem a par das mudanças em curso na educação e na sociedade e de se tornarem agentes e catalisadores dessa mudança.



Download: (PDF / ePub) http://www.ifla.org/publications/node/9512

[ Ler Mais ]

Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal


Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal apresenta uma coleção de livros multimédia originais, escritos e editados para os alunos das escolas do 1º ciclo. Apresentam textos, que também podem ser escutados, vídeos e animações 3D que valorizam, ou esclarecem as temáticas abordadas.
Organizados por concelhos, cada livro trata de um monumento, ou área geográfica com interesse especial, uma figura histórica, uma lenda e valoriza-se o brasão de cada concelho, aqui tratado de forma especial.
A coleção Plataforma Digital dos Concelhos de Portugal é enriquecida por agregar a cada livro um caderno para tomar notas e fazer exercícios.

Projeto desenvolvido por CITI

Visitar em www.pdcp.pt

[ Ler Mais ]

Leitura: desempenho médio das raparigas superior ao dos rapazes

Em 2012, em todos os países considerados, as raparigas apresentam um desempenho médio a Leitura muito superior ao dos rapazes.
Existe uma tendência para as raparigas serem bastante melhores a Leitura e os rapazes ligeiramente melhores a Matemática.
De destacar que é apenas na Irlanda que o score médio dos rapazes supera os 500 pontos na escala PISA. As raparigas ultrapassam esta fasquia em todos os países no que respeita à Leitura. Em Portugal, a diferença é muito clara, sendo que a média dos rapazes a Leitura é muito baixa (468 pontos), registando-se apenas piores desempenhos a Leitura nos rapazes suecos..


Ver estudo:
Q11 – Afinal, porque melhoraram os resultados?
 http://www.aqeduto.pt/foruns-aqeduto/q11-estudo


fórum aQeduto

O projeto de investigação, aQeduto: Avaliação, qualidade e equidade em educação, tem como propósito construir um corpo de referenciais sobre avaliação, qualidade e equidade em educação, baseado em investigação comparada a partir das bases de dados dos alunos portugueses que participaram nos sucessivos ciclos de testes PISA (2000, 2003, 2006, 2009, 2012) e visa explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA, nomeadamente os fatores responsáveis pela evolução positiva verificada em Portugal ao longo dos doze anos. http://www.aqeduto.pt

[ Ler Mais ]