Avançar para o conteúdo principal

(António) Salazar Slytherin

Salazar Slytherin A escritora britânica, autora da saga "Harry Potter", confirmou que o ditador português, António Salazar, serviu de inspiração para o nome de uma das personagens.
Tweet: https://twitter.com/jk_rowling/status/852974465587847168

Na série de livros Harry Potter, de J. K. Rowling, a Casa Slytherin é um dos quatro grupos em que são divididos os alunos da Hogwarts School of Witchcraft and Wizardry, fundada por Salazar Slytherin.

Os personagens de cada Casa têm algumas características distintas. A principal característica dos membros da casa Slytherin é a perseverança e a ambição: são capazes de usar quaisquer métodos para atingir seus objetivos, sejam estes bons ou maus.
Os Slytherin costumam (a maioria, não todos) orgulhar-se da "raça", são astutos e têm um enorme desejo de poder. Pertenceram a ela Voldemort, Lucio Malfoy, Draco Malfoy, Crabbe, Goyle, Pansy Parkinson.
Mas nem todo o Slytherin é malvado: à casa de Slytherin também pertenceram bruxos "bons", como Isabella Galaxe, Severo Snape e Horácio Slughorn. http://harrypotter.wikia.com/wiki/Salazar_Slytherin




António de Oliveira Salazar foi um governante e ditador de Portugal (onde Rowling viveu durante anos).
António Salazar foi figura de destaque e promotor do Estado Novo (1933-1974) e da sua organização política, a União Nacional. Salazar dirigiu os destinos de Portugal como presidente do Ministério de forma ditatorial entre 1932 e 1933 e, como Presidente do Conselho de Ministros entre 1933 e 1968.
Ficou para a história como o estadista que mais tempo governou Portugal, desempenhando funções em ditadura entre 1932 e 1933, e de forma autoritária, desde o início da segunda república até ser destituído em 1968 https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_de_Oliveira_Salazar




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson