Avançar para o conteúdo principal

Prémios da Academia, Bollywood 2009

A noite de Óscares de 2009 (devia dizer-se Academy Awards, USA 2009) foi um espectáculo limpinho e sem rasgos. Actores sem espontaneidade num espectáculo profissional que tecnicamente correu bem.
Os apresentadores da TVI estavam extasiados com o espectáculo... mas acho que estavam a ver outro canal.
Chato e aborrecido e ainda tentavam dizer que o apresentador estava a seguir os passos de Billy Crystal! Estão a precisar de rever espectáculos antigos!
Aliás até chegarmos aos prémios dos actores principais a percentagem de imagens pré-gravadas deve ter sido das mais elevadas dos últimos 20 anos.
Nem o presidente da entidade promotora do espectáculo teve possibilidade de falar, ficando-se por um curto aceno do seu lugar na plateia. Mais um pouco e era dispensável o espectáculo.
Os momentos musicais foram confrangedores, Peter Gabriel recusou-se a actuar e ficámos com um medley.

Salvou-se o final apresentação dos Óscares para melhor actriz e actor, dois momentos de alta qualidade, com um apresentador premiado no passado a introduzir cada nomeado sem recurso ao vídeo. Uma passagem de testemunho com elogios à carreira e muita informalidade e intimidade. As emoções naturalmente subiram.
Já para anunciar os filmes bastou um realizador: Steven Spielberg. Este acabou por entregar o prémio esperado para Slumdog Milionaire... que acabou por encher o palco com parte do elenco (e ainda havia mais na plateia e na Índia)!

Mas se é para isto, para tentar comercializar ainda mais os prémios, então reduzam o número de prémios, ficamos pelos actores principais, realizador e filme. Só ficam a perder os cinéfilos.

Em termos de prémios o destaque vai naturalmente para Slumdog Millionaire, 8 estatuetas em dez possíveis, isto tudo numa altura em que Hollywwod também se rende à máquina de filmes que é Bollywood. Slumdog não é um genuíno filme "Massala" mas é um filme condimentado para os ocidentais. E a fórmula resultou... num ano em que os filmes a concurso não são de entusiasmar as plateias: não há filmes de época, épicos, acção ou ficção científica. É um ano de crise para os donos das salas de cinema e vendedores de pipocas(!).

Extra:
Todos os vencedores da noite em: http://www.imdb.com/features/rto/2009/oscars/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

5 revistas de Astérix para descarregar... grátis!

Na aldeia de Astérix como em todo o lado, a palavra de ordem é clara: fique em casa para vencer o vírus e proteger os mais vulneráveis! Mas isso não vai impedir que os nossos gauleses preferidos, decididamente irredutíveis à morosidade, se divirtam e divirtam os seus leitores! Foi por isso que os nossos druidas engendraram uma revista semanal inédita para alegrar os seus dias: Irredutíveis com Astérix! Em perspetiva: atividades, jogos e BD’s de Astérix para toda a família!

Não podendo encontrar-se com os seus amigos de todo o Mundo Conhecido, eles próprios confinados nas suas respetivas aldeias, Astérix troca com eles, através de pombos-correio, mensagens de amizade. Ao longo das páginas desta revista vai descobrir a mensagem de Falbala para Obélix, mas também ter notícias de Pepe, o pequeno ibero, Númerobis, o egípcio, ou ainda de Jolitorax, o bretão, ou Suicinhix, o helvécio, o que lhe mostrará que o confinamento, seja na Torre de Londres seja num cofre de banco, pode até ser uma bela…

Quem deve usar máscara para parar a propagação do Coronavírus? [ebook gratuito]

É crucial que as pessoas certas usem máscaras, se quisermos ajudar a impedir a propagação do COVID-19 nas nossas comunidades.
A boa notícia é que, se todos fizerem isso, também podemos impedir a propagação de outras doenças infecciosas!
É a mensagem desta Infocomic com 10 ilustrações criadas pela ilustradora Weiman Kow agora disponível em português, em formato ebook, cartazes para impressão e imagens separadas.




Tradução e adaptação para português (Portugal): Paulo Izidoro (07 mar 2020).

Download dos materiais em português (Portugal):Ebook para leitura / importação em Calibre (formatos PDF + CBZ) - Descarregar aquiImagens individuais (para reutilização) e cartazes com sequência das ilustrações (2 páginas para impressão)  Descarregar aqui
Documento original e traduções para outros idiomas em https://www.comicsforgood.com/weimankow/mask