Avançar para o conteúdo principal

Preservar o passado digital


Passeio de fim de semana a um site: www.digitalpreservation.gov

Digital Preservation é um site da Biblioteca do Congresso dos EUA que pretende alertar e consciencializar sobre a necessidade da preservação dos documentos digitais, quer das memórias individuais quer colectivas.
Com uma navegação fácil e um aspecto gráfico sóbrio, apresenta um conjunto de iniciativas em que a biblioteca do congresso está envolvida, mas em que todos deveriam participar, apoiando os esforços públicos e desenvolvendo iniciativas individuais para que o futuro não nos desconheça.

Sabia que:
- Os materiais digitais são considerados mais frágeis do que os físicos?
É que podem ser facilmente destruídos e correm o risco de serem guardados em formatos que se tornem obsoletos (impedindo o seu acesso no futuro). Aqui fica patente a necessidade de formatos padronizados e abertos na indústria informática.
- A informação num site web dura em média entre 44 e 100 dias?
Se hoje tanto falamos das técnicas de social bookmarking como um exemplo do sucesso da web2.0, o que acontecerá a todo esse trabalho colectivo daqui a um ano ou dois? Não será a web cada vez mais uma cadeia de "comida-informação rápida"?
- 44% de todos os sites disponíveis na Internet em 1998, tinham desaparecido um ano depois?
Será difícil agora fazer um estudo sobre a influência desses sites na sociedade do seu tempo!

Estas são algumas das razões pelas quais a Biblioteca do congresso está a arquivar páginas web de conteúdo político.


Algumas páginas a visitar neste site:
A preservação da memória digital não é apenas um arquivar de informações para estudos, é igualmente a nossa história que está em jogo. Hoje pouco conseguimos saber sobre diferentes versões de textos clássicos (os livros que compõem a bíblia são um exemplo) e do sentido que tomaram as traduções. Hoje somos diferentes pois esses textos influenciaram organizações sociais. Mas os factos, a história do dia a dia também tem de ser preservada.
A capacidade para reescrever a história ficou claramente apresentada por George Orwell no livro "1984", em que a profissão de bibliotecário, jornalista e publicitário se fundiam numa só com a reconstrução dos textos do passado e a promoção da verdade conveniente no momento.

Ora é isto que as bibliotecas não devem deixar acontecer, é isto que deve ser uma biblioteca digital. Não é apenas disponibilizar documentos, uns livros de literatura para acesso mais fácil/barato. É proteger e validar um passado, passado esse que começa no presente. É preciso arquivar, classificar, organizar, etiquetar digitalmente e... validar o documento. Porque as pessoas têm interesses que podem ser contrários à história.
E volta a velha questão do rato na assembleia de ratos em que se decidiu colocar um guizo no gato... Quem o vai fazer? Vamos deixar aos estados esta função?
A situação política actual em Portugal mostra como é necessário e problemático a preservação da memória digital.
A situação é bem conhecida neste país à beira mar plantado, mas vamos olhar para ela de um ponto de vista diferente. Uma página web com a biografia de uma pessoa foi alterada/revista. Os dados alterados poderiam influenciar opiniões sobre comportamentos e atitudes da referida pessoa (no caso, uma eventual usurpação de títulos académicos e "embelezamento" de currículo).
A maioria das pessoas ouviu dizer que o "A" passou a "B" e que o "C" deixou de estar lá e no seu lugar apareceu o "D"... mas ou nunca tinha visitado essa página ou se o fez nem se lembra do que lá estava escrito. E ficam as dúvidas. Será que foi mesmo mudada?
Há quem tenha a versão anterior em papel, outros fizeram um "printscreen", tudo coisas que um investigador (ou um jornal nos tempos que correm) verá como provas pouco fiáveis. Confirme os desenvolvimentos
aqui e aqui.
O ideal era entrar numa máquina do tempo e ir ver essa página uns tempos antes!
Afinal até pode...ou quase: basta ir ao site www.archive.org e colocar o endereço que se pretende visitar no tempo... são só 85 mil milhões de páginas arquivadas. Depois de colocado o endereço, surgem as datas de alteração e é só visitar (ao navegar num site aguarde alguns segundos para que os links das páginas sejam carregados com as versões arquivadas e não com a actual)

E agora compare:
A actual versão: www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Primeiro_Ministro/Biografia
entretanto o site teve uma alteração de sistema informático e os links agora são outros!
A versão anterior:
http://web.archive.org/web/20060212000311 (13/2/2006)

A memória digital permitiu-lhe ter acesso a dados factuais e elaborar opiniões baseadas em factos... e até mesmo visualizar mais versões da mesma página em http://web.archive.org/web/*/http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Primeiro_Ministro ou continuar a navegar pelas biografias dos membros do governo em http://web.archive.org/web/*/http://www.portugal.gov.pt/

Como serão contadas estas "estórias" daqui a 10 anos?! A história sem documentos físicos será sempre uma história diferente!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261