Avançar para o conteúdo principal

Copyright do blogue


Full Copyright Statement
Copyright (CC) Paulo J. P. Izidoro (2005-). Reservados todos os direitos.
Os documentos exibidos neste sítio estão protegidos pela Lei de Direitos de Autor e da Propriedade Intelectual. Documento original sob Licença Creative Commons: Atribuição/Uso Não-Comercial.
Cópia desta licença em CC BY-NC https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt
Salvo indicação expressa em contrário, os documentos deste sítio podem ser divulgados e fornecidos a outros, utilizados em trabalhos derivados que comentem, expliquem ou clarifiquem a informação aqui presente segundo a licença Creative Commons BY-NC


Utilização em formação
Para efeitos de formação os documentos do sítio podem ser, copiados, publicados e distribuídos, no todo ou em parte desde que incluam a seguinte frase:
[retirado de / adaptado / in] Bibliotequices -
http://bibliotequices.blogspot.pt

Alteração de documentos

A alteração de documentos para produção de trabalhos derivados apenas é permitida a trabalhos não comerciais e com a indicação de autoria (citação/referência bibliográfica).


https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt

 Os textos deste blogue estão licenciados sob uma Licença Creative Commons. Os documentos ligados ou incorporados mantêm os direitos de autor respetivos.

Disclaimer / Responsabilidade
Este sítio e toda a informação nele contida é fornecida "tal como está" e os autores não dão qualquer garantia expressa ou implícita à utilização da informação.
As opiniões aqui expressas são meramente pessoais e não responsabilizam nem representam de algum modo as instituições às quais o autor deste sítio se encontre ligado profissionalmente.

Comentários

Paula disse…
Caro Paulo,
Gostaria de utilizar algumas referências num artigo que estou a redigir e que inclui o elencar de alguns programas de deteção e sites de compras de trabalho mas gostaria de o referenciar corretamente: posso colocar da seguinte forma?

Izidoro, Paulo, Bibliotequices, consultado a 12 de Novembro de 2011, em:
http://bibliotequices.blogspot.com/2009/08/plagios-e-fraudes-sites-e-software.html

Um abraço e obrigada,

Paula

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

DigCompEdu Competência Digital para Educadores

Foi lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.

Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial, criado no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Responde à consciencialização crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais …

Ode triunfal torna-se viral?

Leia a "Ode triunfal" antes que "desapareça" da Internet:
http://arquivopessoa.net/textos/2459

Como tornar um poema de Pessoa viral entre os adolescentes (e adultos!):
A história começou no "Expresso":- "O manual escolar de português para o 12.º ano "Encontros" da Porto Editora retirou três versos de um poema de Álvaro de Campos. A "Ode Triunfal" contém linguagem obscena que foi substituída por linhas a tracejado".
https://expresso.sapo.pt/sociedade/2019-01-13-Poema-de-Fernando-Pessoa-censurado-em-manual-escolar-do-12.-ano


A imprensa amplia a notícia:- "O jornal Expresso noticiou que o manual escolar ‘Encontros 12’, do 12.º ano, tinha censurado vários versos do poema “Ode Triunfal” de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, uma vez que na versão do livro faltam três versos"
https://sol.sapo.pt/artigo/642090/porto-editora-nega-censura-a-poema-ode-triunfal-em-manual-escolar-do-12-ano



A resposta da editora:- Porto …