Avançar para o conteúdo principal

Descarte, massacres, ebooks e bibliotecas

A questão foi já aqui falada relativamente a um caso específico mas hoje o assunto volta à ribalta pela Ministra da Cultura.
A destruição de milhares de livros pelas editoras portuguesas é "um massacre" que deve ser resolvido a curto prazo. Esta é a reacção de Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura, que explicou ao i a sua posição perante as notícias de que o Grupo Leya destruiu dezenas de milhares de livros antigos de autores como Jorge de Sena, Vasco Graça Moura ou Eugénio de Andrade. ( Jornal i )
Para além de se saber que nesse lote "havia de tudo, livros amarelecidos, livros escolares que já não estavam de acordo com o plano nacional, amolgados...", ficamos a saber que autores consagrados não podem ter livros antigos.
Fica a promessa da Ministra da Cultura:
o seu ministério irá "fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar a destruição de livros", nomeadamente estabelecendo parcerias com transportadoras para fazer doações sem que isso represente um custo adicional para as editora. ( Jornal Público )
O problema não é apenas o facto de se terem destruído livros quando os podiam oferecer via mecenato (e que tal oferecer em Portugal e não pensar apenas em Timor e afins?). Por outro lado percebe-se que existam razões práticas como custos de armazém, de transporte que as empresas privadas não querem suportar.

Quem está mais atento a outras questões globais também percebe o problema causado pelo excesso de produção documental em papel (quantidade de documentos mas também de títulos) a nível ecológico e de custos na obtenção da matéria prima para o papel.
Isaías Gomes Teixeira, administrador-delegado da Leya, sublinha este facto afirmando mesmo que não é uma perda total pois "foram destruídos para reciclagem, para obter papel".

Assim o que aconteceu foi apenas uma 'mui nobre' acção de reciclagem e gestão de stocks com redução de custos. Será que os autores futuros vão receber mais pelo facto das editoras terem agora menos custos.
Mas, e a questão civilizacional? Como podem as gerações futuras aceder a esses documentos?
Ficam aqui alguns desses problemas colocados pela prática cega de destruição do que já não vende:
  • Título eliminado é título esgotado e nunca mais reeditado. Assim o seu acesso ficará vedado a gerações futuras.
  • Os autores não podem reeditar os livros pois perderam os direitos de edição. mas a culpa é dos autores: na próxima vez que assinarem um contrato de edição exijam um limite temporal na cedência desses direitos. É uma questão de seguirem a prática na cedência de direitos para adaptação cinematográfica de livros... muitos autores nem 5 anos dão para tal!
  • A edição electrónica pelos autores está limitada pois os contratos mais recentes garantem logo todos os tipos de edição. Ora as editoras portuguesas, que até ignoram os livros digitais, já acharam que o livro não se ia vender em papel!

Importa então juntar ao conceito de "direitos de autor", o conceito de "direitos de edição". E nenhum direito deve ser cedido sem limitação temporal! Será que as sociedades de protecção dos direitos dos autores se vão preocupar com isto ou estão apenas preocupadas com cópias ilegais?

Pode-se dizer que, felizmente, ainda existem bibliotecas! Será então útil perceber que a sua existência, manutenção, actualização, recursos humanos e condições físicas é também uma questão civilizacional.

Alguns alertas:
  • O problema do descarte também existe em bibliotecas públicas! O espaço é limitado (muitas vezes em zonas nobres das cidades) e a necessidade de terem muitos leitores activos contribui para a tendência de se aproximarem do modelo de funcionamento das livrarias ignorando uma das suas funções de arquivo de conhecimento.
  • As bibliotecas escolares lutam contra a necessidade de espaços para salas de aulas e são normalmente sub-dimensionadas não se perspectivando uma capacidade de armazenamento documental que permita integrar as actualizações futuras.
  • O custo do transporte é o principal problema na oferta de livros. A "Book Aid International" até já só aceita livros novos: www.bookaid.org/cms.cgi/site/getinvolved/books.htm
  • Não existe um mercado de livros usados (não falo apenas de feiras) nem a disponibilidade para tal da parte dos leitores. Ver www.reuze.co.uk/books.shtml
Pergunta ociosa: alguém ouviu falar das vantagens dos e-books?!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261