Avançar para o conteúdo principal

Libra - biblioteca pessoal local

Estou muito bem impressionado com o programa LIBRA que encontrei divulgado no blogue "a informação". O Libra é um software para instalação local, permite criar uma biblioteca pessoal no seu computador, ter a descrição dos livros, umas etiquetas (brinque à CDU para ter as coisas mais arrumadas na estante) e tudo isto através de importação por ISBN. Também importa catálogos em formatos como os do LibraryThing ou de mdb e Excel. Até aqui nada de mais e não superaria o LibraryThing (a não ser pelo aspecto visual) mas o extra interessante é o facto de permitir ter um registo dos empréstimos de livros e audiovisuais a amigos! Os amigos que se cuidem pois agora podemos saber que livros temos emprestados... de uma forma simples e agradável.
O aspecto visual é mesmo muito bom, é fácil de catalogar (não é uma catalogação com visualização ISBD mas isso é só para os locais de trabalho!).
Para quem quer trabalhar com normas de catalogação existe
software gratuito, mas este é o ideal para quem tem livros e DVDs em casa e apenas quer ter um registo pesquisável... e sob controlo. Já estou a imaginar a questão: alguém pode emprestar um regimento interno para bibliotecas domésticas? O que vale é que não gosto de ter livros em casa!
Uma nota: como nem sempre é fácil obter capas dos documentos, não se limite a pesquisar pelo ISBN nacional.. utilize os serviços do LibraryThing pois a capa será obtida a partir de fontes internacionais (depois é só copiar e atribuir no Libra).
P.S. Juro que já vi um OPAC online com este aspecto mas agora não me lembro qual o site para o citar. Mas lá que os leitores iriam preferir um aspecto destes (no programa existem 3 diferentes) isso seria uma verdade.

Comentários

Carla disse…
Lembra muito o delicious library, programa pra mac maravilhoso.

Mensagens populares deste blogue

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261