Avançar para o conteúdo principal

Código de barras Google

No dia 7 de Outubro o Google apresenta um logótipo especial: um código de barras.
Este logótipo especial insere-se numa tradição da Google em homenagear determinados eventos e pessoas representando-os no seu logótipo ou no que se convencionou chamar como Google Doodle ou logótipos festivos. Como sempre o termo Google tem de estar representado e desta vez não foi excepção: é um código de barras Código 128.

Qual o evento comemorado?
O registo da patente do código de barras por Norman Woodland e Bernard Silver concedida em 7 de Outubro de 1949 (foi submetida em 20 de Outubro de 1949). Recordar que o sistema inicial foi inspirado no código de Morse e apesar de identificar o sistema linear propunha a codificação dos dados num círculo (num padrão semelhante ao alvo dos jogos de setas).
O sistema fora inventado a pensar em lojas de retalho de produtos alimentares, mas como era caro começou por ser implementado em vagões de comboios (1967), mais tarde em sistemas de portagens em Nova Jérsia, nos correios dos EUA e finalmente em caixas de comida de animais. Daí chegou finalmente às prateleiras dos supermercados: no Ohio, em 26 de Junho de 1974 um pacote de pastilhas foi pela primeira vez lido num supermercado, usando o sistema IBM UPC.
O código de barras acabou por ser um sistema de identificação popularizado pelas cadeias de supermercados. Nas bibliotecas constitui um dos sistemas mais utilizados para identificação automática de documentos mas que tem no sistema RFID um grande rival embora este ainda caro.

Comentários

Reloaded disse…
Exatamente.
Agathaa disse…
Legal! Era exatamente isso que eu queria saber: o motivo do logótipo de hoje.
Valeu!
Paulo Izidoro disse…
E no dia 9 de Outubro nasce um novo código de barras, mais pequeno, e começará a entrar em vigor em todo o mundo a partir de 2010.
É o GS1 DataBar ou RSS - Reduced Space Symbology

A GS1 Portugal-CODIPOR gere estes números:
http://www.gs1pt.org/produtos_solucoes/barcodes/especificacao.htm

A novidade está no formato e nos dados que pode incluir: informação sobre o país de origem e a capacidade de impedir a compra de produtos fora de validade ou sujeitos a recolha vai ter mais informações e permitirá impedir a compra de produtos fora de validade

Mais sobre o assunto
http://www.tvi24.iol.pt/economia/portugal-aniversario-novo-codigo-barras-gs1-databar-produtos-pequenos/1094154-4058.htm

http://economico.sapo.pt/noticias/novo-codigo-de-barras-nao-deixa-comprar-produtos-fora-da-validade_71411.html

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1383827

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Dia internacional da oferta de livros

O dia 14 de Fevereiro é o Dia Internacional da Oferta de Livros #bookgivingday . É o dia de fazer alguém feliz com um livro, especialmente crianças.


Criado no Reino Unido tem hoje uma presença internacional. Sem uma organização formal de eventos baseia-se na ação individual de apaixonados pela leitura que procuram dar um livro a quem o não tem.
Ofereça, deixe esquecido, doe! Coloque livros novos ou usados nas mãos de tantas crianças quanto possível!

O poster de 2108 é uma criação de Elys Dolan, criado a partir das ilustrações do livro "Knighthood for Beginners".


No sítio do evento encontra os materiais de promoção para descarregar ou partilha.

Plágios e fraudes: sites e software

Na sequência do artigo anterior sobre o problema do Plágio ficam aqui links para documentos web e software anti-plágio, sendo certo que alguém terá dito que "Roubar ideias de uma pessoa é plágio. Roubar de várias, é pesquisa (ou Tese!)".


Leitura de Referência:
Plagiarism - Wikipedia, the free encyclopedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Plagiarism
também inclui uma parte sobre "Self-plagiarism" que alguns autores de literatura adoram realizar!Plagiarism detection - http://en.wikipedia.org/wiki/Plagiarism_detection Plagiarism Stoppers : A Teachers Guide - http://www.ncusd203.org/central/html/where/plagiarism_stoppers.htmlEthics 101: Cheating, Plagiarism, Site Evaluation, Copyright and Your Students - http://www.kalama.com/~zimba/plag&cheat.htmPlagiarism .org : Learning Center : - http://www.plagiarism.org/ Plagiarism is almost always a symptom of other educational problems.Lista de links: http://www.123helpme.com/plagiarism.jsp
Para reflexão e curiosidades:A má rep…