Avançar para o conteúdo principal

Código de barras Google

No dia 7 de Outubro o Google apresenta um logótipo especial: um código de barras.
Este logótipo especial insere-se numa tradição da Google em homenagear determinados eventos e pessoas representando-os no seu logótipo ou no que se convencionou chamar como Google Doodle ou logótipos festivos. Como sempre o termo Google tem de estar representado e desta vez não foi excepção: é um código de barras Código 128.

Qual o evento comemorado?
O registo da patente do código de barras por Norman Woodland e Bernard Silver concedida em 7 de Outubro de 1949 (foi submetida em 20 de Outubro de 1949). Recordar que o sistema inicial foi inspirado no código de Morse e apesar de identificar o sistema linear propunha a codificação dos dados num círculo (num padrão semelhante ao alvo dos jogos de setas).
O sistema fora inventado a pensar em lojas de retalho de produtos alimentares, mas como era caro começou por ser implementado em vagões de comboios (1967), mais tarde em sistemas de portagens em Nova Jérsia, nos correios dos EUA e finalmente em caixas de comida de animais. Daí chegou finalmente às prateleiras dos supermercados: no Ohio, em 26 de Junho de 1974 um pacote de pastilhas foi pela primeira vez lido num supermercado, usando o sistema IBM UPC.
O código de barras acabou por ser um sistema de identificação popularizado pelas cadeias de supermercados. Nas bibliotecas constitui um dos sistemas mais utilizados para identificação automática de documentos mas que tem no sistema RFID um grande rival embora este ainda caro.

Comentários

Reloaded disse…
Exatamente.
Agathaa disse…
Legal! Era exatamente isso que eu queria saber: o motivo do logótipo de hoje.
Valeu!
Paulo Izidoro disse…
E no dia 9 de Outubro nasce um novo código de barras, mais pequeno, e começará a entrar em vigor em todo o mundo a partir de 2010.
É o GS1 DataBar ou RSS - Reduced Space Symbology

A GS1 Portugal-CODIPOR gere estes números:
http://www.gs1pt.org/produtos_solucoes/barcodes/especificacao.htm

A novidade está no formato e nos dados que pode incluir: informação sobre o país de origem e a capacidade de impedir a compra de produtos fora de validade ou sujeitos a recolha vai ter mais informações e permitirá impedir a compra de produtos fora de validade

Mais sobre o assunto
http://www.tvi24.iol.pt/economia/portugal-aniversario-novo-codigo-barras-gs1-databar-produtos-pequenos/1094154-4058.htm

http://economico.sapo.pt/noticias/novo-codigo-de-barras-nao-deixa-comprar-produtos-fora-da-validade_71411.html

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1383827

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…

Se conduzir... não leia!

Se conduzir não leia... mesmo que seja James Patterson!

O condutor de 53 anos dá uma desculpa, de arrepiar, sobre a sua condução errática: estava a ler o último thriller de James Patterson.
Foi multado por não conduzir com o devido cuidado (EUA, Minnesota).

Se conduzir não leia!


YouTube - https://youtu.be/THSDhl07Vt0

Saiba mais sobre James Patterson.

Original em TODAY.com (22/01/2016) - Distracted driver's excuse to cop: I was reading James Patterson