Atlas Klencke: o maior livro do mundo

Se há livros com capa pesada outros abusam no tamanho. É o caso do maior livro do mundo, agora restaurado e que vai fazer a sua estreia ao público na British Library (nunca tinha sido apresentado ao público com as páginas abertas).

Este livro tem 180 cm de altura e 37 páginas com mapas de 175x190 cm que compõem o "Atlas Klencke" atribuído a Johan Maurits de Nassau e que terá sido originalmente oferecido por Johannes Klencke a Carlos II de Inglaterra em 1660, encerrando o conhecimento histórico e geográfico da altura.

Este livro fará parte da exposição "Magnificent Maps: Power, Propaganda and Art" em exibição na British Library, Londres, de 30 de Abril a 19 de Setembro. Os 100 mapas a apresentar serão edições únicas ou edições raras incluindo muitos mapas de parede que serão expostos pela primeira vez ao público. A entrada é grátis.

Pode ver algumas das imagens em exposição aqui: www.guardian.co.uk/artanddesign/gallery/2010/jan/26/british-library-map (um mapa de Diogo Homem é visível nas imagens 9 e 10)

Fontes:

E este também não é um livro nada pequeno (contrariando o tamanho do país fotografado): 
Bhutan: A Visual Odyssey Across the Last Himalayan Kingdom - www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/B00016CAZ6/bibliodyssey-20/