Ler uma revista num tablet

É um vídeo de conceito mas é isto que os slate/tablet vão permitir: a experiência de leitura de periódicos em papel (paginação controlada) num leitor digital... com documentos multimédia integrados.

Os equipamentos começam a aparecer e a publicação paginada (até agora temos apenas uma publicação linear) é o desejo dos gigantes da imprensa (que assim o deixa de ser). Com o aumento da velocidade da internet móvel que agora se anuncia (teoricamente para os 43,2 Mbps) tal será uma experiência mais fácil.

Mas atenção a um aspecto especial: vai ser pago o acesso aos conteúdos através de assinaturas directas ou integradas na utilização do equipamento de acesso! É o regresso dos média tradicional ao controlo do negócio da publicação de periódicos!

E se antes foi um vídeo-conceito... agora o mundo real: a leitura do jornal New York Times no novo iPad da Apple


Já repararam que a web social está a ser esquecida?! É que a produção de conteúdos pelos utilizadores, os comentários e a partilha e reprodução de segmentos de notícia não gera dinheiro! Se deu visibilidade esta não vai ser a ambição futura das empresas de média que passam a ter nos equipamentos dedicados uma visibilidade especial ao eliminarem os produtores independentes e o simples utilizador.