Avançar para o conteúdo principal

Creative Commons

Creative Commons - Produzir para o universo
Numa época em que se pretende o livre acesso ao conhecimento, é necessário perceber que tal só se alcança com um produção livre. Assim surge a licença internacional de direitos autorais Creative Commons que, sem perder os direitos de copyright, permite o livre acesso e distribuição de documentos bem como a sua utilização em trabalhos derivados desde que sejam concedidos os direitos de autoria original.
Esta licença surgiu no mundo académico mas já se espalhou a todas as áreas de produção e saber, tendo já uma dimensaõ mundial.
Os trabalhos publicados na Internet devem, por natureza, suportar este espírito pois o "sol quando nasce é para todos" ...ou ... e se alguém tivesse patenteado a roda?
Existem diversos tipos de licenças e podem ser integradas digitalmente em documentos PDF, músicas, vídeos, ou, por indicações textuais e inclusão de gráficos em sites ou em qualquer texto electrónico e em suporte papel. Actualmente os motores de busca como o Google e o Yahoo já permitem efectuar pesquisas apenas por documentos ao abrigo de licenças Creative Commons.

Um exemplo (a negrito) de um texto da licença by-nc-sa, que constitui a licença base para os artigos publicados neste blog:

  • Atribuição. (By - Você deve dar crédito ao autor original )
  • Uso Não-Comercial. (NC - Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.)
  • Compartilhamento pela mesma Licença. (SA - Se você alterar, transformar, ou criar outra obra com base nesta, somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.)

disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/

Condições adicionais:
Para cada novo uso ou distribuição, deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra.
Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que obtenha permissão do autor.
Qualquer direito de uso legítimo (ou "fair use") concedido por lei, ou qualquer outro direito protegido pela legislação local, não são em hipótese alguma afectados pelo disposto acima.

Não é o fim do (c) .. mas o nascimento do (cc)
Ver em
http://www.creativecommons.org/

Comentários

Olá Paulo, fiquei muito feliz em receber seu comentário em meu blog e também de conhecer o seu. Adorei seus textos e o conteúdo deles. Parabéns. Quanto ao meu blog, ainda é simples, pequenino, praticamente um embrião mas espero crescer e um dia ser como o seu. Estarei sempre por aqui e aguardarei suas visitas.
Abraços,
Roseli

Mensagens populares deste blogue

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261