Avançar para o conteúdo principal

Creative Commons

Creative Commons - Produzir para o universo
Numa época em que se pretende o livre acesso ao conhecimento, é necessário perceber que tal só se alcança com um produção livre. Assim surge a licença internacional de direitos autorais Creative Commons que, sem perder os direitos de copyright, permite o livre acesso e distribuição de documentos bem como a sua utilização em trabalhos derivados desde que sejam concedidos os direitos de autoria original.
Esta licença surgiu no mundo académico mas já se espalhou a todas as áreas de produção e saber, tendo já uma dimensaõ mundial.
Os trabalhos publicados na Internet devem, por natureza, suportar este espírito pois o "sol quando nasce é para todos" ...ou ... e se alguém tivesse patenteado a roda?
Existem diversos tipos de licenças e podem ser integradas digitalmente em documentos PDF, músicas, vídeos, ou, por indicações textuais e inclusão de gráficos em sites ou em qualquer texto electrónico e em suporte papel. Actualmente os motores de busca como o Google e o Yahoo já permitem efectuar pesquisas apenas por documentos ao abrigo de licenças Creative Commons.

Um exemplo (a negrito) de um texto da licença by-nc-sa, que constitui a licença base para os artigos publicados neste blog:

  • Atribuição. (By - Você deve dar crédito ao autor original )
  • Uso Não-Comercial. (NC - Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais.)
  • Compartilhamento pela mesma Licença. (SA - Se você alterar, transformar, ou criar outra obra com base nesta, somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.)

disponível em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/

Condições adicionais:
Para cada novo uso ou distribuição, deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra.
Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que obtenha permissão do autor.
Qualquer direito de uso legítimo (ou "fair use") concedido por lei, ou qualquer outro direito protegido pela legislação local, não são em hipótese alguma afectados pelo disposto acima.

Não é o fim do (c) .. mas o nascimento do (cc)
Ver em
http://www.creativecommons.org/

Comentários

Olá Paulo, fiquei muito feliz em receber seu comentário em meu blog e também de conhecer o seu. Adorei seus textos e o conteúdo deles. Parabéns. Quanto ao meu blog, ainda é simples, pequenino, praticamente um embrião mas espero crescer e um dia ser como o seu. Estarei sempre por aqui e aguardarei suas visitas.
Abraços,
Roseli

Mensagens populares deste blogue

Caroline Logan - The Stone of Destiny (Ebook gratuito)

Caroline Logan - The Stone of Destiny (The Four Treasures, 1) #TheStoneofDestiny gratuito para aplicação Kindle (Via loja Amazon) Ebook integral em Inglês, uma oferta por ocasião do dia Internacional de Oferta de livros pela editora Cranachan Books. Begin the journey; discover your destiny… Ailsa doesn’t believe in faerie tales, only the monsters in them. But, with the mark on her face, most people consider her one of them—a changeling. Her secluded life shifts when she rescues two selkies from bloodthirsty raiders. Now she must act as their guard as they travel to the capital and then, with the help of the Prince of Eilanmòr, journey north to find The Stone of Destiny—the only object protecting them all from the evil faerie queen. But all her life a malignant creature has stalked her through the forest. Can Ailsa find The Stone of Destiny before something wicked finds her? Detalhes da oferta da editora Cranachan Books :  https://lovebooksgroup.com/2020/02/13/beg...

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês: