Biblioteca da selecção

A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante” (Sun Tzu, A arte da guerra)


O livro
Arte da Guerra do general Sun Tzu (lê-se Sun Zi) foi escrito no século VI antes de Cristo (é mesmo sec. VI e não sec. IV como os sites brasileiros querem fazer querer!) e apresenta um conjunto de ensinamentos para guerreiros, onde o objectivo é ganhar o combate antes dele acontecer.
Ao longo dos tempos foi utilizado para transmitir motivação, honra e coragem. No século XX tem sido muito utilizado no marketing e gestão empresarial.
Nos últimos anos tem dado nas vistas na área de desporto. Luíz Felipe Scolari é um dos treinadores que utiliza o livro para motivar os jogadores: há quatro anos, conquistou o Mundial de futebol na Coreia do Sul /Japão e foi igualmente o guia espiritual durante o Euro 2004 em que levou a selecção Portuguesa à final. Este ano é o novo treinador do Brasil que continua a utilizar o livro, mas os jogadores portugueses já o conhecem de cor!
Scolari, desta vez, abdicou de levar literatura e aderiu às novas tecnologias: "Tenho um amigo no interior do Rio Grande do Sul que tem 5 mil citações. Para determinados momentos peço que me mande umas dez citações importantes e dou uma ou outra aos jogadores."
Já no domínio do audiovisual dominam os i-Pod e outros leitores Mp3 no áudio e na área do cinema uma "demasiado" actual colecção de DVD´s da qual é melhor nem falar pois os sacos de Nuno Gomes e Petit não são muito amigos do copyright! Mas afinal, os moços foram à Alemanha para ir até à final, pelo que quando voltarem os filmes já devem estar publicados em Portugal! Isto é puro Sun Tzu: antecipar o futuro e confundir o adversário.
Parabéns Portugal!