Avançar para o conteúdo principal

Biblioteca da selecção

A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante” (Sun Tzu, A arte da guerra)

O livro
Arte da Guerra do general Sun Tzu (lê-se Sun Zi) foi escrito no século VI antes de Cristo (é mesmo sec. VI e não sec. IV como os sites brasileiros querem fazer querer!) e apresenta um conjunto de ensinamentos para guerreiros, onde o objectivo é ganhar o combate antes dele acontecer.
Ao longo dos tempos foi utilizado para transmitir motivação, honra e coragem. No século XX tem sido muito utilizado no marketing e gestão empresarial.
Nos últimos anos tem dado nas vistas na área de desporto. Luíz Felipe Scolari é um dos treinadores que utiliza o livro para motivar os jogadores: há quatro anos, conquistou o Mundial de futebol na Coreia do Sul /Japão e foi igualmente o guia espiritual durante o Euro 2004 em que levou a selecção Portuguesa à final. Este ano é o novo treinador do Brasil que continua a utilizar o livro, mas os jogadores portugueses já o conhecem de cor!
Scolari, desta vez, abdicou de levar literatura e aderiu às novas tecnologias: "Tenho um amigo no interior do Rio Grande do Sul que tem 5 mil citações. Para determinados momentos peço que me mande umas dez citações importantes e dou uma ou outra aos jogadores."
Já no domínio do audiovisual dominam os i-Pod e outros leitores Mp3 no áudio e na área do cinema uma "demasiado" actual colecção de DVD´s da qual é melhor nem falar pois os sacos de Nuno Gomes e Petit não são muito amigos do copyright! Mas afinal, os moços foram à Alemanha para ir até à final, pelo que quando voltarem os filmes já devem estar publicados em Portugal! Isto é puro Sun Tzu: antecipar o futuro e confundir o adversário.
Parabéns Portugal!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261