Avançar para o conteúdo principal

@ adquirido pelo Museu de Arte Moderna

Agora já podem dizer que viram o @ no museu: esta é a sua sala:
http://moma.org/collection/browse_results.php?object_id=134555
(The Museum of Modern Art (MoMA) - Nova York - EUA)

A representação artística moderna do signo é assim atribuída a Ray Tomlinson - http://en.wikipedia.org/wiki/Ray_Tomlinson  (o primeiro a utilizar o signo num endereço de email)


Confuso? Olhe que é mesmo a sério:
@ at MoMA www.moma.org/explore/inside_out/2010/03/22/at-moma/ (22 de Março 2010)

Algumas imagens históricas desta "obra de arte":
- Numa carta de 4 de Maio de 1536 do mercador italiano Francesco Lapi enviada de Sevilha para Roma, referindo-se a uma ânfora de vinho que valeria 70 ou 80 ducados

- Utilização significando o francês "à" num documento de 1674 de um magistrado Sueco

- O sinal num documento de 1448 sobre um carregamento de trigo de Castela para Aragão (documento conhecido por Taula de Ariza)

- Numa lápide funerária colocada numa das naves da Igreja de S. Francisco em Estremoz
Sobre o @ e a aquisição pelo museu, ler o artigo da boingboing.net onde encontra comentários curiosos.

The acquisition of @ takes one more step. It relies on the assumption that physical possession of an object as a requirement for an acquisition is no longer necessary, and therefore it sets curators free to tag the world and acknowledge things that "cannot be had"--because they are too big (buildings, Boeing 747's, satellites), or because they are in the air and belong to everybody and to no one, like the @--as art objects befitting MoMA's collection...
Museum acquires the @ symbol for its collection -


Mais detalhes:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…