Avançar para o conteúdo principal

Lee Rainie: novos meios, atitudes novas



Lee Rainie na conferência anual BayNet, a 6 de Maio 2011 na biblioteca pública de São Francisco, EUA.
Lee Rainie é o director do projecto "Pew Research Center’s Internet & American Life Project" e aqui apresenta as últimas pesquisas do projecto sobre como os Americanos utilizam a Internet e os telemóveis. Aborda ainda o modo como as bibliotecas podem ser activas na construção das redes sociais- A utilização dos media sociais como o Facebook, Twitter e blogues são os meios para levar até aos seus utilizadores tradicionais os serviços já conhecidos da própria biblioteca. As pessoas vinham à biblioteca, agora é altura das bibliotecas irem ter com as pessoas, pessoas que continuam a mostrar diversidade apesar de usarem meios uniformizados. Cabe ás bibliotecas públicas conseguirem perceber essa diversidade e fornecerem os serviços adequados. Para isso também é preciso uma alteração da métrica do sucesso, como e o que medir. Nas redes sociais as instituições não comerciais como as bibliotecas, devem procurar avaliar não tanto o seu nível de "Outputs" (quantidade de seguidores, visualizações) mas sim de "Outcomes" (resultados desse conhecimento). É o envolvimento dos leitores e sua interacção nas redes sociais (respostas a questões, partilha de opiniões, etc) que pode constituir uma mais valia para as bibliotecas que de espaços físicos se transformam em recursos sem espaços ("placeless resource").

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

Elsa Conde e Teresa Calçada no PNL2017

A implementação e monitorização do Plano Nacional de Leitura até 2027 ficará sob responsabilidade de uma comissão que inclui os Ministérios da Educação, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A comissão interministerial a ser presidida por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Objetivo: "Fazer uma aposta abrangente na leitura, seja a literária, científica, em papel ou noutros suportes" (Teresa Calçada).

O PNL quer agora “levar a leitura a outras esferas da sociedade”, mostrando que esta “não é apenas património de alguns” e promovendo hábitos de leitura ao longo da vida: junto de famílias, crianças, jovens e adultos. E, sem descurar o papel das bibliotecas escolares, pretende-se criar condições para a promover nas instituições de ensino superior e da rede de centros de Ciência Viva.

“Em todos os locais onde seja possível dizer 'ler é bom…