Avançar para o conteúdo principal

Como publicar o seu livro em 12 passos

A autora e editora Rita Canas Mendes conta os passos necessários para passar a ser um autor com obra publicada. “Há três grandes vias para a publicação de um original: através de um concurso literário para obras inéditas; através de uma editora tradicional; através da autopublicação. No entanto, foquemo-nos nas editoras convencionais, sempre a hipótese mais desejada”, diz Rita Canas Mendes.


Eis o passo-a-passo:

1- Garanta que o seu manuscrito está concluído e imaculado do ponto de vista ortográfico, sintático e gramatical. Se necessário, contrate um revisor de texto.

2- Poupe-se a dores de cabeça e a perdas de tempo e dinheiro – procure compreender de antemão como funciona o mundo editorial.

3- Estude o mercado. Veja que editoras poderiam ter interesse no seu livro e quais lhe parecem mais interessantes.

4- Procure os contactos certos (e mais diretos possíveis) e planeie a sua abordagem.

5- Contacte as editoras escolhidas e não se admire se não obtiver respostas imediatas (ou até se não as receber).

6- Caso haja uma resposta afirmativa, será chamado para uma reunião. Leve papel e caneta para tomar nota de tudo.

7- Se chegar a um acordo com a editora, leia muito bem o contrato que lhe propuserem e estude o Código do Direito de Autor. Não assine nada com o qual não se sinta inteiramente confortável. Nesta fase, tudo é negociável, basta dialogar;

8- Mostre-se interessado e cortês nas suas relações com a editora. Faça todas as perguntas que entender, mas respeite o calendário interno e a experiência profissional do seu parceiro.

9- Envolva-se nos esforços de marketing e comunicação. Sempre que possível, participe em tudo o que lhe for solicitado – lançamento (caso haja), ações promocionais, etc.

10- Refreie a ânsia de conhecer números de vendas – não é possível conhecê-los logo.

11- Não desfaleça se constatar que vendeu poucos exemplares. As vendas costumam ser baixas e, em Portugal, só um punhado de autores vive da escrita de livros.

12- Tire lições de tudo aquilo por que passou e ganhe forças para o próximo projeto.


Rita Canas Mendes é autora do livro Como Publicar o Seu Livro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

DigCompEdu Competência Digital para Educadores

Foi lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.

Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial, criado no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Responde à consciencialização crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais …

As mais belas bibliotecas do mundo

As mais belas bibliotecas do mundo: 2 são em Portugal, uma no Brasil!

Livro: The World’s Most Beautiful Libraries (Taschen, 2018)

Biblioteca do palácio-convento de Mafra

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro


The World’s Most Beautiful Libraries (Taschen, 2018), https://www.taschen.com/pages/es/catalogue/photography/all/05763/facts.massimo_listri_the_worlds_most_beautiful_libraries.htm


Ver ainda o artigo do público (que também mereceu capa): https://www.publico.pt/2019/01/07/culturaipsilon/noticia/ha-tres-bibliotecas-portuguesas-bonitas-mundo-brasil-1856766