Avançar para o conteúdo principal

Como publicar o seu livro em 12 passos

A autora e editora Rita Canas Mendes conta os passos necessários para passar a ser um autor com obra publicada. “Há três grandes vias para a publicação de um original: através de um concurso literário para obras inéditas; através de uma editora tradicional; através da autopublicação. No entanto, foquemo-nos nas editoras convencionais, sempre a hipótese mais desejada”, diz Rita Canas Mendes.


Eis o passo-a-passo:

1- Garanta que o seu manuscrito está concluído e imaculado do ponto de vista ortográfico, sintático e gramatical. Se necessário, contrate um revisor de texto.

2- Poupe-se a dores de cabeça e a perdas de tempo e dinheiro – procure compreender de antemão como funciona o mundo editorial.

3- Estude o mercado. Veja que editoras poderiam ter interesse no seu livro e quais lhe parecem mais interessantes.

4- Procure os contactos certos (e mais diretos possíveis) e planeie a sua abordagem.

5- Contacte as editoras escolhidas e não se admire se não obtiver respostas imediatas (ou até se não as receber).

6- Caso haja uma resposta afirmativa, será chamado para uma reunião. Leve papel e caneta para tomar nota de tudo.

7- Se chegar a um acordo com a editora, leia muito bem o contrato que lhe propuserem e estude o Código do Direito de Autor. Não assine nada com o qual não se sinta inteiramente confortável. Nesta fase, tudo é negociável, basta dialogar;

8- Mostre-se interessado e cortês nas suas relações com a editora. Faça todas as perguntas que entender, mas respeite o calendário interno e a experiência profissional do seu parceiro.

9- Envolva-se nos esforços de marketing e comunicação. Sempre que possível, participe em tudo o que lhe for solicitado – lançamento (caso haja), ações promocionais, etc.

10- Refreie a ânsia de conhecer números de vendas – não é possível conhecê-los logo.

11- Não desfaleça se constatar que vendeu poucos exemplares. As vendas costumam ser baixas e, em Portugal, só um punhado de autores vive da escrita de livros.

12- Tire lições de tudo aquilo por que passou e ganhe forças para o próximo projeto.


Rita Canas Mendes é autora do livro Como Publicar o Seu Livro

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tabela CDU disponível online

A tabela CDU está disponível online e em português.
Corresponde à versão "Sumário" com 2000 entradas (das 68000 da tabela completa)

A Biblioteca Nacional de Portugal está de parabéns pelo trabalho realizado e disponível pela licença Creative Comons. Aqui ficam os créditos do trabalho:



Na entrada do site temos um painel do lado esquerdo com as classes e tabelas auxiliares:

Ao carregar numa dessas tabelas surgem as suas notações principais. Se clicarmos numa notação surge do lado direito a explicitação dessa notação e notações relacionadas, sendo possível de navegar entre as relacionadas.


Ainda existem funcionalidades por implementar, não existe pesquisa (e nem parece que vá existir), o número de notações é pequeno em relação ao publicado em livro mas a navegação é fácil e agradável.
Ainda não estão traduzidas as explicações e exemplos... mas quem quiser pode colaborar!.
Claro que quem já trabalhou com a tabela inglesa, em que as notações se podiam pesquisar por palavra ou me…

DigCompEdu Competência Digital para Educadores

Foi lançado, em português, o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal.

Nele são apresentadas 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
Este referencial, criado no âmbito da iniciativa DigComp da Comissão Europeia, pretende ajudar os estados membros na promoção das competências digitais dos seus cidadãos e impulsionar a inovação na educação.

Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores Responde à consciencialização crescente entre muitos estados membros europeus que os educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais …

Ode triunfal torna-se viral?

Leia a "Ode triunfal" antes que "desapareça" da Internet:
http://arquivopessoa.net/textos/2459

Como tornar um poema de Pessoa viral entre os adolescentes (e adultos!):
A história começou no "Expresso":- "O manual escolar de português para o 12.º ano "Encontros" da Porto Editora retirou três versos de um poema de Álvaro de Campos. A "Ode Triunfal" contém linguagem obscena que foi substituída por linhas a tracejado".
https://expresso.sapo.pt/sociedade/2019-01-13-Poema-de-Fernando-Pessoa-censurado-em-manual-escolar-do-12.-ano


A imprensa amplia a notícia:- "O jornal Expresso noticiou que o manual escolar ‘Encontros 12’, do 12.º ano, tinha censurado vários versos do poema “Ode Triunfal” de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, uma vez que na versão do livro faltam três versos"
https://sol.sapo.pt/artigo/642090/porto-editora-nega-censura-a-poema-ode-triunfal-em-manual-escolar-do-12-ano



A resposta da editora:- Porto …