A autora e editora Rita Canas Mendes conta os passos necessários para passar a ser um autor com obra publicada. “Há três grandes vias para a publicação de um original: através de um concurso literário para obras inéditas; através de uma editora tradicional; através da autopublicação. No entanto, foquemo-nos nas editoras convencionais, sempre a hipótese mais desejada”, diz Rita Canas Mendes.
Eis o passo-a-passo:
1- Garanta que o seu manuscrito está concluído e imaculado do ponto de vista ortográfico, sintático e gramatical. Se necessário, contrate um revisor de texto.2- Poupe-se a dores de cabeça e a perdas de tempo e dinheiro – procure compreender de antemão como funciona o mundo editorial.
3- Estude o mercado. Veja que editoras poderiam ter interesse no seu livro e quais lhe parecem mais interessantes.
4- Procure os contactos certos (e mais diretos possíveis) e planeie a sua abordagem.
5- Contacte as editoras escolhidas e não se admire se não obtiver respostas imediatas (ou até se não as receber).
6- Caso haja uma resposta afirmativa, será chamado para uma reunião. Leve papel e caneta para tomar nota de tudo.
7- Se chegar a um acordo com a editora, leia muito bem o contrato que lhe propuserem e estude o Código do Direito de Autor. Não assine nada com o qual não se sinta inteiramente confortável. Nesta fase, tudo é negociável, basta dialogar;
8- Mostre-se interessado e cortês nas suas relações com a editora. Faça todas as perguntas que entender, mas respeite o calendário interno e a experiência profissional do seu parceiro.
9- Envolva-se nos esforços de marketing e comunicação. Sempre que possível, participe em tudo o que lhe for solicitado – lançamento (caso haja), ações promocionais, etc.
10- Refreie a ânsia de conhecer números de vendas – não é possível conhecê-los logo.
11- Não desfaleça se constatar que vendeu poucos exemplares. As vendas costumam ser baixas e, em Portugal, só um punhado de autores vive da escrita de livros.
12- Tire lições de tudo aquilo por que passou e ganhe forças para o próximo projeto.
Comentários
Enviar um comentário