Avançar para o conteúdo principal

iPad e novo paradigma nos conteúdos online

Muita promoção têm feito os bibliotecários sobre o hardware dos equipamentos móveis de acesso a conteúdos (telemóveis, Tablet, Pad, etc) em vez de se concentrarem nos conteúdos. Certamente por estarem preocupados em promover o acesso móvel aos conteúdos, mas é algo que estão a fazer de uma forma  apressada e errada.
Hoje em dia é quase impossível ler alguma coisa sobre conteúdos online sem que apareça o título "disponível para o equipamento Y", especialmente se o equipamento for da Apple que tem liderado as modas tecnológicas nesta área.
As empresas entraram neste frenesim e até parece que não ter uma aplicação para iPad e iPhone é como não existir. O certo é que já não se preocupam tanto em disponibilizar conteúdos enquanto tal (possíveis de serem consultados de formas diversas). Preocupam-se em disponibilizar conteúdos no formato de um aparelho móvel específico. Uma empresa já não está disponível online: está disponível na aplicação para iPad, mas não ainda para Android e quem sabe se corre em equipamentos da marca X ou da Z. Podem dizer que isso se deve à necessidade de estar disponível em aparelhos móveis, mas existe aqui um apoio velado a equipamentos.

E o estado?
Se a promoção especial de conteúdos para equipamentos da marca X ainda pode ser percebido relativamente a empresas (disponibilizam o que querem onde querem) o que dizer de instituições públicas? Pode o estado distribuir conteúdos móveis apenas a quem tenha um aparelho X? Ou privilegiar primeiro o equipamento X em grandes anúncios e depois em rodapé dizer que para o Y e Z só daqui a uns tempos?
O estado e as instituições públicas deveriam seguir normas de distribuição não selectiva? Mesmo que isso significa-se mais trabalho, o que na realidade poderia querer dizer demorar mais uns dias!  O mesmo sucede no actual acesso online comum quando tal só é possível com o browser X e não como Y!

São aplicações meu senhor!
É uma aplicação (App) para saber o tempo para a minha cidade, é outra para saber a programação do canal de televisão X e outra para o canal Y. Aplicações para mil e uma coisas, desaparecendo a noção de agregação de conteúdos. Apps, Apps! "Eu tenho milhões de Apps e tu?"
O reino das aplicações (e respectivo formato dos conteúdos) instala-se e são elas que determinam o sucesso de um equipamento ou de uma tecnologia. A preocupação que todos devíamos ter agora é saber qual a influência que isso terá no acesso aos conteúdos.

A nova forma de aceder aos conteúdos
No mundo dos equipamentos móveis já não estamos a falar de acesso a conteúdos enquanto tal, mas sim de aplicações que são as mediadoras face aos conteúdos. Parece a mesma coisa, mas é muito diferente. O conteúdo deixa de ser livre, auditado, social. Passa a ser mediado comercialmente.
A comercialização dos conteúdos sempre existiu - que na internet aberta efectivamente nunca singrou por existirem sempre fontes alternativas - mas avança numa nova direcção que não é boa para os próprios conteúdos e no fundo para os utilizadores com necessidades a longo prazo.
Agora o negócio não será apenas cobrar pelo acesso ao conteúdo  mas acima de tudo cobrar pela aplicação que permite o acesso a esses conteúdos (uma variação é disponibilizar a aplicação gratuitamente e cobrar pelo que se utiliza nessa aplicação).
Nada que não se tivesse já tentado antes na altura em que os browsers eram pagos (a Netscape nunca agradecera a Bill Gates o lançamento do Internet Explorer em modelo gratuito!). Só que agora o acesso ao conteúdo fica mesmo mediado a nível específico. Isto tudo para além dos custos das comunicações móveis que são bem mais altos que as fixas!

A distorção das ideias:
O que vai acontecendo é uma distorção do mercado: na hora da compra já não interessa seleccionar as melhores características técnicas de um equipamento mas sim saber qual atraiu mais empresas para criarem aplicações a instalar nesse equipamento. Claro que muitas são gratuitas, mas o baixo preço é a estratégia de outras numa economia de escala. Agora estamos no reino das SCUT. mas muitas já aderiram às portagens virtuais, pois é aí que está o negócio. O curioso é ouvir: mas são só uns cêntimos! Entretanto lembro-me da guerra VHS/BETA e penso que quem ganha não são os melhores tecnicamente mas os que conseguem ser populares. Marketing!
Entretanto muito lixo se promove, aplicações sem utilidade nenhuma ou que disponibilizam exactamente o mesmo que já era possível encontrar no site dessa mesma empresa. . Mas é bom que se perceba que se está frente a um novo paradigma na distribuição de conteúdos. As empresas distribuidoras estão simplesmente preocupadas em cobrar pelos conteúdos e controlar a sua reutilização. Assim consultar e possuir estão a ser separados.

O marketing das sereias
Entretanto muitos vão continuar a fazer download de aplicações para os seus equipamentos móveis de forma a consultar informações simples, quando as podiam consultar directamente de um site na internet. Mas não é tão bonito, não é tão simples, etc.
Um novo paradigma na informação online está a nascer: é o reino das aplicações (Apps) e o fim do reino dos conteúdos em formato livre.
O (en)canto das sereias dirigido a navegadores atraindo-os de encontro a rochedos ocultos, era no fundo uma operação de marketing! Ulisses queria ouvir o canto sem por ele ser atraído: tapou os ouvidos aos seus homens e atou-se ao mastro.
Mas se perdemos a orientação social do conteúdo online como será possível, isolados no nosso iPad, fazer o mesmo que Ulisses hoje?!

Nota: não tenho iPad e neste momento não lhe vejo utilidade mas não estou contra o seu uso. Mas não deixo de estar atento ao que a sua utilização pelas empresas vai fazendo aos conteúdos. É que, como as SCUT, as borlas não duram para sempre!|
Fonte da imagem: http://www.toondoo.com/cartoon/2699845

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261