IdeaStore

IdeaStore é um novo caminho para as bibliotecas, que nos chega de Inglaterra: unir bibliotecas ao ensino para adultos (900 cursos!) e serviços de informação num espaço brilhante e localizado em áreas comerciais.
É um grande investimento municipal em Tower Hamlets no East End de Londres que para além de novos edifícios duplicou o investimento em livros. Tendo sido iniciado o projecto em 2002, foi inaugurada em Setembro deste ano a terceira loja com mais quatro planeadas.
O projecto vem resolver as críticas às tradicionais bibliotecas: localização e tipo de serviços fornecidos.
O que fornecem agora? Biblioteca, aulas para adultos, orientação profissional, creche, cafés, áreas de lazer e arte. Quer um livro? Reserve pela internet e quando for ao hipermercado levante o documento. Lindo... e já está a funcionar!
Uma ideia a seguir com atenção num país como Portugal que ainda está a construir grandes bibliotecas municipais. Vale a pena visitar o site e ler alguns dos textos do projecto:
http://www.ideastore.co.uk/ . E na próxima ida a Londres, coloque no seu roteiro uma visita a uma IdeaStore em Chrisp Street, Whitechapel ou Bow .