Apple iPad [leitor digital]



É o novo da Apple e um aparelho que promete mudar o modo como acedemos à vida digital.
O iPad Será o produto da moda como a Apple já nos habituou (confesso ... "nasci" Mac e há coisas que não saem!). O conceito não anda muito longe do iPhone (que é sucesso de vendas embora se possa considerar um produto com mais marketing do que substância) mas sem telefone e câmara acaba por ser um iPhone com "alguns" esteróides devido às aplicações Mac que vai permitir correr (para além das aplicações iphone).

É um computador tipo Tablet (ou Slate), não é um leitor de ebooks puro mas este será um campo onde pretende dar cartas com a aplicação iBooks ligado a uma loja específica (a iBookstore). Vai utilizar o formato ePub (igualmente em uso pelo Sony Reader) e tentará levar a utilização da Amazon mais além, simplificando o conceito livraria.
O seu campo de acção especial no mercado da leitura serão os jornais e revistas e aqui os conteúdos podem incluir o multimédia: mas será necessário ter atenção aos custos de acesso a estes conteúdos!
Para todos os efeitos o monitor é um monitor semelhante ao dos computadores (embora de excelente qualidade) pelo que para livros digitais não poderá competir com a qualidade de um leitor com tinta digital. Ficará naturalmente para quem gosta de ter tudo em um e não seja um leitor inveterado, nu fundo será um leitor digital para vários tipos de documentos.
Por valores perto dos 800 dólares (modelos sem 3G nem valerá a pena comprar)... venham as alternativas da concorrência!
  • Para os leitores e para bibliotecas só interessam os equipamentos com tinta digital!
  • O formato ePub é muito utilizado e acaba por ser uma referência nos leitores de ebooks permitindo a troca entre equipamentos diferentes. Aqui a questão estará ligada aos direitos de utilização, ou seja saber se o editor permite a sua utilização noutra plataforma.
  • Nunca comprar sem antes ler o artigo do momento: 8 Things That Suck About the iPad
  • Outras críticas gerais no Jornal Público