Avançar para o conteúdo principal

Leitura de e-books: os problemas


Nota: na continuação do artigo: 2010 o ano da tinta digital: leitores de e-book
em que se apresentavam os equipamentos técnicos para leitura de livros digitais, fica aqui "um" (e não "o") outro lado da questão.


Os problemas a considerar:
Livros disponíveis: em português e actuais existem muito poucos. Não justifica o investimento. Em inglês existe tudo o que é novidade e gradualmente "quase tudo" o que existe em bibliotecas internacionais.

Tipo de formatos - Quando comprarem um leitor de ebooks... devem escolher um que permita o máximo de formatos dos livros.
Os mais necessários: TXT, PDF, HTML, EPUB (.epub), Mobipocket (.mobi), eReader (.pdb)
Formatos: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_e-book_formats

Formatos abertos - quanto mais formatos e mais populares melhor. De preferência devem poder ser lidos também no computador. Muitas das livrarias online vendem livros em formatos PDF ou especiais.
Assim não justifica comprar o Kindle pois lê poucos formatos (é mesmo para AmazonDependentes)

Protecção de conteúdos: se o documento não pode ser visto num computador então é melhor esquecer.
Se os livros tiverem protecção contra cópia (DRM) é uma má compra pois quando o seu proprietário quiser mudar de leitor no futuro não podem migrar os livros (ou vai ter custos acrescidos). O equipamento passa, os conteúdos devem poder ficar para o futuro!

Fotos e ilustrações:
As tecnologias e-ink permitem leitura perfeita mas só com graus de cinza. As fotos e ilustrações ficam de fora. Alguns leitores possuem já um segundo ecrã para os conteúdos multimédia mas esse segundo visor é um LCD, pequeno e gasta bateria.
Os próprios livros com fotos ainda não são comuns em formato ebook. Pelo menos mais um ano de espera!

Preços:
Os livros são menos de metade do preço. Os leitores já vão andar abaixo dos 170 euros (fica pago ao adquirir 30 livros sem contar com os gratuitos)

Ligações:
As ligações sem fios e internet são muito requisitadas nos EUA (para downloads de livros e acesso internet) mas em Portugal serão apenas luxos e consomem mais bateria. Como o nosso acesso web é feito quase só pelo computador...  é fundamental ter um método de ligação ao computador, de preferência por USB ou cartões de memória.

Claro que aqui o problema está nas editoras quererem ou não editar os conteúdos em formato digital, o que não fazem pois não conseguem controlar os downloads.

Máquinas:
Os que realmente contam na actualidade: Sony Reader, Kindle, Nook (novidade),
A ter atenção nos próximos tempos: QUE Plastic Logic (Janeiro 2010), Alex (sem data e equivalente ao Nook)


Tendências futuras
A bola de cristal costuma ser o maior inimigo das empresas de tecnologia pois costumam não colaborar com os adivinhos, mas as tendências da moda para o final de 2010 são:
  • Leitores com ecrãs em plástico flexível
  • Multimédia vai estar em força em leitores tipo "tablet"
  • Um leitor tipo Nook abaixo dos 100 euros?!
  • Jornais e revistas... estes vão ser responsáveis por uma mudança do mercado!
  • As fotos a cores serão (ou não) a causa de grandes mudanças nos hábitos.
As empresas da área pretendem ter muitas destas novidades prontas para o Natal de 2010, o que mostra o sucesso económico do mercado tecnológico da leitura: são "a" prenda para adultos! Claro que algumas destas inovações só vão chegar em 2011 pois nem sempre o mercado justifica saltar etapas de comercialização.


Modelo de distribuição e de formatos
A guerra que surge para o futuro é: seguir o modelo Kindle (disponibilizar os seus livros em vários leitores... mas só ler formatos específicos) ou seguir o modelo Nook (os livros de todas as livrarias/formatos podem ser lidos no seu leitor).
A última aproximação será a melhor pois permitirá aos leitores escolherem outros equipamentos no futuro.. isto desde que sejam livros em formatos abertos!

Em todo o caso temos de estar disponíveis para a infindável série de falhanços de marketing, empresas que abrem e fecham, equipamentos que nunca passam das conferências de imprensa e broncas de formatos.
Mas o livro digital está aí e o papel vai passar para segundo lugar... mais ano menos ano!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261