The Librarian - Quest for the Spear


"Quando um artigo é roubado da sua biblioteca o bibliotecário parte numa aventura para que assegurar o seu retorno em segurança".
Podia ser uma frase de um diário de bibliotecário mas não, é a base do argumento do filme realizado para televisão em 2004 por Peter Winther intitulado "The Librarian: Quest for the Spear" ou em português "O bibliotecário: em busca da Lança do destino".
Este filme, disponível em DVD é um "filme pipoca", para toda a família. Divertimento, aventura ao estilo de Indiana Jones onde se corre o mundo inteiro em busca de uma lança, a Lança do Destino que trespassou Cristo na cruz. Já estão a ver que a secção da biblioteca onde o herói "Flynn Carsen" trabalha (Biblioteca Pública de Nova York) é mesmo especial, onde se incluem artigos difíceis de catalogar: a "caixa de pandora", a Excalibur, um unicórnio, o Rei Midas, etc.
E pronto, hora e meia agradável, onde os bibliotecários não ficam difamados (mas não é representado o seu trabalho), e até termina com um elogio à profissão de bibliotecário. Já agora fez esta semana anos que Dewey (citado no filme durante a entrevista para bibliotecário) nasceu!
O filme teve sucesso, deu origem a um livro e já está em pré-produção o Librarian 2 ... agora em busca das minas do Rei Salomão.
Citado da contracapa: "To be a librarian, you must master the Dewey Decimal System, ace internet research and, if you're new librarian Flynn Carsen (Noah Wyle), save the world!"
Actores: Noah Wyle, Sonya Walger, Bob Newhart, Kyle MacLachlan , Olympia Dukakis, Jane Curtin e Kelly Hu